A minha maior dificuldade de retirar os derivados de leite da minha dieta era pelo que eu substituiria no pão ou na tapioca no café da manhã e no lanche. Desde que parei de comer queijo, requeijão e manteiga, adotei 3 receitas fáceis de pastas veganas com ingredientes que sempre tem aqui em casa.

Gosto de variar entre as três porque têm bases diferentes, sabores variados e texturas também. É sempre bom tê-las na geladeira para comer de manhã, de tarde, ou servir a visitas que apareçam na sua casa de surpresa, haha.

Vou colocar a receita individual de cada uma e dizer pra vocês que eu revezo entre elas regularmente, pra não cansar de nenhuma. Gosto de saboreá-las também no café da manhã, não acho o sabor delas forte.

PASTA DE TOFU (a mais versátil)

Eu já publiquei uma maionese de tofu e a lógica é bem parecida. O tofu faz as pastas mais versáteis devido ao sabor singelo. Nesse dia, fiz de azeitona:

ingredientes
200g de tofu
uma porção (que caiba na mão) de azeitonas pretas
uma porção (que caiba na mão) de azeitonas verdes
cebolinha picada a gosto
5 colheres de sopa de shoyu
azeite a gosto

Essa é a pasta mais fácil porque não precisa de nenhum cozimento. Basta (1) trazer o tofu da loja, passá-lo sob a água e picar. (2) Acrescente os ingredientes extras e bata tudo no liquidificador ou no processador. Prontinho!

HOMMUS TAHINE

Eu arrisco dizer que hommus é a minha pasta preferida, desde antes de virar vegetariana. Essa é a mais exótica e, se eu pudesse, comeria de colher. AMO!

ingredientes
1 xícara de grão de bico
3 colheres de sopa de tahine (pasta de gergelim)
2 dentes de alho
1/2 cebola (opcional)
cominho (opcional)
azeite a gosto
sal a gosto
limão a gosto

(1) Deixe o grão de bico de molho por pelo menos 4 horas – isso o deixa mais amigável para a digestão. (2) Cozinhe o grão de bico por meia hora na panela de pressão e deixe esfriar um pouco. (3) Coloque-o em uma vasilha com os outros ingredientes – às vezes eu coloco uma cebola e às vezes não, depende. (4) Acrescente o tahine e os outros ingredientes – o tahine pra mim é essencial para dar um sabor específico do hommus. (5) Adicione os últimos ingredientes (azeite, sal e limão) de acordo com o seu gosto – eu gosto deles em abundância! (6) Bata no liquidificado ou processador.

REQUEIJÃO DE CASTANHA

Essa é a receita mais diferente e divertida. Gosto de fazê-la para variar um pouco a rotina. Adaptei do instagram da Juliana Moraco (@veganize_se).

ingredientes
1 xícara de castanha de caju crua
1/2 xícara de água (ou leite de castanha)
1 dente de alho
1 colher de sopa de levedura nutricional
1 colher de sopa de azeite
sal a gosto

(1) Deixe a castanha de caju de molho pro 8h. Escorra a água. (2) Acrescente na castanha a água ou o leite de castanha – com este último a receita fica mais encorpada. (3) Junte também o alho, o azeite e o sal. Bata tudo. (4) Por último, acrescente a levedura nutricional, ela dá um gostinho especial. Bata novamente, prove a corrija o tempero.

***

Espero que façam bom proveito das receitas, essas são as três que sempre mantenho “na manga” e faço em casa. São todas rápidas e fáceis de fazer, super saborosas e nutritivas. Se vocês tiverem alguma pasta vegana coringa, me dêem dicas também!