Gosto muito de comida comum e simples: pão com café de manhã, arroz, feijão e vegetais no almoço, frutas no lanche e algumas castanhas ao longo do dia. Quem segue meu canal e instagram sabe que eu prezo pela simplicidade.

Em datas especiais, eu gosto de comer pratos diferentes pra variar um pouco a rotina, sabores diversos – mas não necessariamente pratos muito elaborados ou difíceis de fazer. Compartilho hoje com vocês 4 receitas (3 salgadas e 1 doce) para fazerem em qualquer data especial do ano!

Eu gravei este vídeo com as comidas da ceia vegana do meu Natal, mas a beleza do veganismo é que ele não atrela nenhuma data especial a comer nenhum tipo específico de cadáver – vai, não finge que vocês não fazem isso! tá ultrapassado já – então podemos fazer o que quisermos quando quisermos, e criar novas tradições.

Quais são os pratos?

Um “arroz especial“, que é um pouco incrementado porém super simples, uma torta de grão de bico que substitui aquelas tortas de liquidificador cheias de farinha de trigo, uma maionese sem ovos que é super versátil e um bolo de chocolate com 2 ingredientes para a massa.

Vocês podem ver mais detalhes de como tudo foi feito no vídeo que eu gravei 😉

Sobre as receitas:

Maionese vegana

-conteúdo líquido de 1 lata de ervilha/grão de bico/feijão cozido (100ml)
-1/2 xícara de óleo

comece batendo a aquafaba em um mixer ou liquidificador. Vá acrescentando AOS POUCOS – com um fio mesmo – e batendo, até que fique em uma consistência de maionese. Vai ficar super cremoso! Não precisa adicionar sal porque a maioria das latas já vem com sal.

Arroz Especial Vegano

-1 xícara de arroz
-1/3 de xícara de quinoa
-amêndoas em lascas

Refogue o arroz e acrescente sal. Quando colocar a água, acrescente também a quinoa e deixe cozinhar. Quando estiver pronto, coloque o arroz em uma travessa e salpique com amêndoas (ou outra castanha da sua escolha).

Torta Especial de Grão de Bico

-1 xícara de grão de bico
-1/2 xícara de água
-1 cubo de caldo de legumes
-1 cebola
-vegetais à sua escolha (crus)

Deixe o grão de bico de molho por 12 horas. Escorra-o e bata com 1/2 xícara de água filtrada (quente) + caldo de legumes. Unte uma travessa com azeite e coloque o conteúdo batido no liquidificador. Por cima, coloque a cebola ralada e os vegetais escolhidos (usamos tomate cereja e azeitonas azapa). Leve ao forno médio por 45 minutos (sempre verifique se o meio está cozido antes de retirar do forno).

Bolo Vegano Trufado de Chocolate

-1 pacote de mix de bolo de chocolate
-300ml de refrigerante ou água com gás

cobertura
-1 pacote de leite condensado vegano (de coco ou de soja)
-3 colheres de sopa de cacau em pó
-1 dose de rum

OU: 200ml de leite vegetal + 1/2 xícara de açúcar demerara + 3 colheres de sopa de cacau (o açúcar ajuda a deixar o leite mais caramelado), mas nesse caso vai ficar mais líquido. Como fazer o bolo: misture o conteúdo do pacote de bolo com o líquido gasoso sem misturar muito – apenas o suficiente.

***

Como vocês podem ver, é tudo bem simples, versátil e fácil de fazer, além de não exigir muito tempo ou conhecimento prévio na cozinha. Pode quebrar o galho se você precisa visitar alguém ou receber alguém na sua casa, e muitas adaptações podem surgir dessas ideias. Aproveitem!