Muita gente pode rir de mim por essa: em dezembro fui para Aruba e só fiquei sabendo um pouco antes de ir que se tratava de um país! Hahaha. E não sabia também que existia um “Caribe Holandês” – as ilhas ABC, Aruba, Curaçao e Bonaire – que faz parte do reino dos Países Baixos!

Adorei conhecer esse pedacinho do Caribe que cativa não só pela cor do mar, mas pela educação das pessoas e pela dedicação de todos que te atendem. Além disso, como há muitos turistas norte-americanos, é quase um pedacinho dos EUA no Caribe, porque além de ouvir inglês o tempo todo, você pode comer no McDonald’s (esse é de praxe, né?), Wendy’s, Friday’s, Taco Bell, e fazer compras mais baratas que no freeshop! Claro que não se trata de tooodos os produtos, e a oferta também não é excelente como em terras americanas, mas dá pro bico! Hahaha

Comparando com Cancún, Aruba parece um ambiente muito mais familiar – você vê muitas famílias inteiras viajando e também muitos bebês. Há até uma praia chamada “Baby Beach” que é tipo um piscinão. Mas as praias que fui (Palm Beach e Eagle Beach) não eram tão radicais assim – apesar do vento em terra, o mar é calminho, calminho.

O mais divertido que eu descobri foi uma língua da qual eu nunca tinha ouvido falar: o papiamento. Esse nome deriva literalmente do “papear”, e foi o resultado da junção de português, espanhol, holandês, um pouco de francês e alguns dialetos africanos. É falado nas três ilhas do caribe holandês, mas com uma leve variação entre as três.

Ah, lá eu também descobri que Heineken se pronuncia orignalmente “Rênekén” hahaha mas experimenta falar isso aqui com uma pessoa que não fala holandês e não vão saber se você quer uma cerveja ou se você tá espirrando.

ARUBA 1

ARUBA 2

ARUBA 3

ARUBA 4

Ah! O pôr do sol ali em cima no blog é de uma foto que eu tirei lá em Aruba! Era sempre tão maravilhoso ver o sol se pôr no mar que eu registrei todos os dias esse acontecimento que é tão banal mas tão lindo! Hehe

ARUBA montagem

Lindo, né? Vem mais posts por aí sobre um passeio de submarino no fundo do mar! Aguardem 😉

Beijos!