As ideias sempre surgem quando a gente tá com um desejo muito grande de comer alguma coisa, né? Esses dias eu queria muito comer um brownie, mas comecei a procurar uma receita crudívora que fosse interessante porque não tem farinha e não dá tanto trabalho – já que te poupa a parte de assar a receita.

Navegando na internet eu achei diversas receitas de brownie “raw” e também “brownie bites”, que são essas bolinhas de mini pedacinhos, perfeitas pra morder e acabar com a vontade de comer chocolate e, apesar de ser rico em calorias em função das castanhas, vem recheado de fibras, vitaminas, proteínas e MUITO SABOR. Essa receita fica MUITO GOSTOSA!!! E é rapidinho de fazer.

INGREDIENTES

1 xícara de castanhas do Pará
1 xícara de tâmaras Medjoul (aquela bem gordinha e gostosa) – aproximadamente 9 tâmaras
1/3 de xícara de cacau em pó 70% (usei Dr. Oetker)
2 colheres de chá de óleo de coco
OPCIONAL: rum ou essência de rum

para a finalização: eu usei cacau em pó, açúcar demerara e chocolate meio amargo em barra Melken. Explico ali embaixo como fazer. 

COMO FAZER: (1) Coloque as castanhas em um processador e bata até formar uma farinha fina. (2) Se as tâmaras tiverem caroço, tire e acrescente no processador. É interessante usar as tâmaras Medjoul porque elas têm muito mais polpa e são mais gostosas. (3) Acrescente também o cacau em pó aos poucos e vá batendo tudo no processador. (4) Para melhor consistência, adicionei 2 colheres de chá de óleo de coco. Bati bastante até que a mistura ficasse unificada e pastosa. (5) Você pode adicionar rum (cerca de 30ml) ou essência de rum para dar aquele gostinho especial de trufa.

 

Para finalizar:

Algumas bolinhas eu passei no cacau em pó. Outras eu passei no açúcar demerara – aí não fica mais livre de açúcar a receita, né? Hehe. Por ser funcional, não leva nada de açúcar, mas a cobertura com o açúcar demerara fica crocante e deliciosa. Outras eu simplesmente enrolei e deixei sem cobertura.

Mas as mais especiais mesmo foram as que eu passei no chocolate derretido, feito bombom.

Eu usei o chocolate meio amargo em barra da Melken e derreti em banho-maria. Depois passei as bolinhas pelo chocolate e coloquei no papel manteiga. Levei ao congelador e comi os melhores bombons da vida! Nem acredito que a receita é crudívora!

Essa foi a minha primeira sobremesa crudívora e tenho que dizer que achei simplesmente perfeita. Adorei a consistência – recomendo que fiquem no congelador, ficam mais gostosas ainda – e o fato de não levar açúcar nenhum mas ser riquíssima em sabor. A sobremesa é vegana, não tendo explorado nenhum animal pra ser uma das coisas mais gostosas que já comi.

Espero que vocês façam e se deliciem também!

Ah, e como sempre, feliz Segunda Sem Carne.