Já provamos diversas vezes que bolos veganos (sem ovos e sem leite) podem ser fofinhos e deliciosos. Nesta receita, usei banana e pasta de amendoim, dois bons substitutos para os ovos (para a liga) e também usei fécula de batata (substitutos apontados nos ingredientes), que contribui para que a massa seja fofa e gostosa.

BOLO DE BANANA COM PASTA DE AMENDOIM 

INGREDIENTES (MASSA)
🌱 2 bananas nanicas maduras;
🌱 1/2 xícara de pasta de amendoim;
🌱1/2 xícara de açúcar demerara;
🌱1 xícara de farinha de trigo;
🌱1/3 xícara de flocos de aveia;
🌱1/3 de xícara de farinha de aveia (se tiver só flocos ou só farinha de aveia pode usar só um mesmo);
🌱1/2 xícara de farinha de trigo integral;
🌱1/3 xícara de amido de milho (pode ser fécula de batata, araruta ou tapioca);
🌱1 xícara de leite vegetal (usei amêndoas + arroz);
🌱2 colheres de sobremesa de óleo de coco;
🌱2 colheres de sobremesa de fermento químico


COMO FAZER
1. Amasse 1 banana e meia (eram muito grandes, reservei meia banana em rodelas para colocar no fundo da assadeira). 2. Bata no liquidificador ou processador a banana com a pasta de amendoim, o óleo de coco e o açúcar. 3. Dissolva o amido de milho (ou seu substituto escolhido) em 1/2 xícara de leite (fica mais fácil misturar). 4. Separe as farinhas e coloque em um recipiente. Junte a mistura processado/batida e o amido dissolvido. Acrescente o resto do leite. 5. Unte a forma e se quiser fazer como eu, coloque as rodelas de banana no fundo para enfeitar. 6. Acrescente o fermento e misture (mas não muito, pra não embatumar). 7. Despeje a massa na assadeira e leve ao forno de 180~200°C por aproximadamente 30 minutos. 


🌸COBERTURA: CARAMELO DE TÂMARAS COM FLOR DE SAL 🌸
Quando encontro tâmaras comuns no supermercado por um bom preço (aquelas que não do tipo “medjoul” – ou jumbo), eu costumo fazer uma pasta para adoçar diveras receitas.

Como fazer a pasta de tâmaras: deixar de molho na água filtrada por 2 horas. Escorra a água mas RESERVE para usar na hora de bater. Coloque em um processador e bata bastante. Vá acrescentando a água reservada na medida da necessidade pra bater. Quando formar um creme liso, guarde em um pote e deixe na geladeira para adoçar smoothies, mingau, bolos, ou qualquer coisa
Como fazer o caramelo vegano sem açúcar: Pegue a quantidade desejada dessa pasta (usei umas 5 ou 6 colheres de sopa) e junte com algum leite vegetal (ideal são os de castanha). Leve ao fogo e coloque uma colherinha de café de óleo de coco ou uma manteiga vegetal (tipo veghee). Mexa até levantar fervura e mexa mais ainda, até ficar em uma textura mais puxenta (saindo do fundo da panela). Acrescente uma pitada de sal e cubra seu bolo. DELICIE-SE