Eu amo bolo. Tem hora que a gente quer lanchar um bolinho gostoso sem se preocupar com nada, e por isso bolos veganos são os meus preferidos!

Esse bolo é simples, leva poucos ingredientes e é incrivelmente fácil de fazer. Não é exatamente o bolo mais saudável, mas é uma sobremesa maravilhosa. Digo isso porque frequentemente me questionam sobre alternativas à farinha, ao açúcar e outras coisas. Como vocês devem saber, ser vegano NÃO é ser “natureba” – inclusive muitos desses por aí comem carne – e eu gosto de um carboidrato vazio de vez em quando. Quem nunca né?

Quem gosta de cítricos como eu, vai adorar. Meu doce preferido é torta de limão, mas como é difícil encontrar uma versão vegana, o bolo quebra bastante o galho. Você pode deixar ele mais lindo e gostoso com geleias, caldas ou simplesmente frutas como morango e outras frutinhas gostosas.

INGREDIENTES

2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 3/4 xícaras de açúcar
2 limão (o suco dos dois e a casca de 1)
3/4 xícara de água fria
1/2 xícara de óleo
1 colher (sopa) de fermento

*As quantidades parecem estranhas porque eu adaptei uma receita que estava em gramas e tinha quantidades menores… Fui experimentando até fazer uma receita que ficasse boa e fofinha.

COMO FAZER: (1) Lave os limões e rale a casca dele com um ralador fino. Rale o que conseguir, pois o óleo da casca ajuda a manter e realçar o sabor cítrico. Em seguida, corte o limão e esprema o suco. (2) Sempre começo a massa do bolos misturando o açúcar com a parte “gordurosa” da receita, nesse caso, o óleo. (3) Depois, vou alternando os ingredientes secos com os molhados. Alterno nessa parte a farinha e a água, pra misturar mais fácil. (4) Em seguida, adiciono a casca e o suco do limão. (5) Por fim, adiciono o fermento. (6) Coloque em uma fôrma untada e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC. Leva 40 minutos para assar.

No caso das fotos, eu coloquei uma “cobertura” feita baseado em uma receita que achei na internet, que leva açúcar e margarina. Não gostei muito porque ficou enjoada, então nem vou recomendar pra vocês. Já fiz esse bolo várias vezes e a forma que eu mais gosto dele é com geleia de amora ou de blueberry. Com morango fresco também fica sensacional, porque morango e limão combinam muito!

Espero que gostem da dica e aproveitem!