brownie vegano

Quando fazemos algum “leite” de castanha, há sempre um uso sensacional para o resíduo, seja de amêndoa, de avelã, de castanha de caju ou do Pará. As mais usadas em doces (como amêndoas e avelã) eu uso em bolos, e as mais usadas para salgado, como a castanha de caju e do Pará, eu uso para pães. Essas que citei são as que mais costumo usar, mas existem vários outros leites vegetais deliciosos que podem ser feitos em casa!

Publiquei aqui a receita de leite de avelã e hoje trago uma receita de brownie de chocolate baseada numa receita de bolo vegana, que publiquei como o “melhor bolo de chocolate da minha vida” – mesmo depois de fazê-lo várias vezes e transformá-lo em brownie, continuo tendo a mesma opinião, é bom demais!

resíduo da amêndoa bolo

Vamos à adaptação:

INGREDIENTES

2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de resíduo de amêndoa (ou outra castanha)
1 1/2 xícara de açúcar cristal
1 xícara de chocolate em pó
1 1/2 xícara de leite vegetal (usei soja)
2 colheres de extrato de baunilha
2/3 de xícara de óleo vegetal (usei de girassol)
2 colheres de vinagre de maçã
2 “falsos ovos” (2 colheres de chia + 4 colheres de água quente. deixe repousar até elas absorverem a água e ficarem inchadas)
2 colheres (chá) de fermento

(1) Misture os ingredientes secos e acrescente os molhados aos poucos. (2) Por último, acrescente o fermento, depois unte uma forma e pré-aqueça o forno. (3) Asse por 35 minutos a 200ºC. (4) Como a amêndoa é pesadinha e úmida, a massa fica mais pesada como se fosse um brownie e de quebra dá aquele gostinho sensacional de castanhas. Ficou sensacional servido com frutas vermelhas!

brownie receita sem leite.JPG

Em breve trago mais receitas com o resíduo dos leites vegetais. Esse é um post do Segunda Sem Carne, que saiu super tarde devido ao Carnaval – fico super atrapalhada com feriados hahaha.