Pra aprender um novo idioma, não tem jeito: tem que estudar. O ideal é se cercar o máximo possível com a nova língua, de forma escrita, falada e ouvida. Não acredito muito que aprender gramática em uma aula formal ajude muita coisa… Tem que ler, ouvir e falar todos os dias.

Assim que eu decidi reconhecer a minha cidadania italiana, comecei a procurar formas de aprender e ficar fluente no italiano – não acredito que eu nunca tinha feito isso antes! que absurdo – e tive 6 meses para me preparar. Comecei com o óbvio, o aplicativo Duolingo, mas não estava dando muito certo sem ter outros apoios.

Foi aí que eu comecei a procurar livros, métodos e formas de aprender italiano sozinha, sem precisar de um professor, porque queria ter meus próprios horários e não queria gastar mais dinheiro do que já estava gastando com a viagem.

Percebi que o italiano é bem fácil para nós brasileiros, pois tivemos grande influência na forma de falar pelos imigrantes italianos. Além disso, por ser uma língua latina como o português, sempre é mais fácil aprender do que idiomas de outras origens. É possível aprender sozinho e com rapidez!

Quando falei sobre isso em um ou outro vídeo, várias pessoas manifestaram curiosidade e interesse em como eu aprendi sem auxílios, então compartilhei em vídeo com vocês as minhas dicas.

♥ DICA 1
Visite os sebos da sua cidade. Compre livros de histórias em italiano (livros de criança ajudam muito! Eles têm linguagem simples e fácil de entender). Procure dicionários italiano-italiano. Se não achar, compre um português-italiano / italiano-português mesmo. Ajuda muito!
Se encontrar, compre o método ASSIMIL (O novo italiano sem esforço); Tenho usado bastante para aprender.

♥ DICA 2
Leia jornais e revistas em italiano para aprender vocabulário do cotidiano. Hoje em dia todos materiais impressos têm uma versão online. Procure por termos como “giornale”.

♥ DICA 3
alguns instagram de italianos que sigo:

/fedez
/chiaraferragni
/chiarabiasi
/ma.pina
/lucreziaoddone
/giuliavalentina

♥ DICA 4
canais de italianos que ensinam italiano:

Learn Italian With Lucrezia
Vou Aprender Italiano

 

♥ DICA 5 (DICA DE OURO)
cursos USP (falei errado os nomes de cada curso no vídeo, hehe, mas são esses)
Dire, Fare, Partire
https://www.facebook.com/direfarepartire/
Dire, Fare, Arrivare

♥DICA 6
Duolingo

♥ DICA 7
visitar o local, fazer aulas de conversação

Isso tudo que eu listei tem me ajudado bastante. Algumas pequenas coisas que me ajudaram também: ler livros ou ver desenhos de crianças e assistir seriados ou filmes  – dos quais já conheço a história – dublados em italiano. Como o Netflix aqui tem todas as opções, costumo assistir programas que não vão ocupar minha cabeça com detalhes, como Friends, para aprender linguagem do dia-a-dia. Não tem como ficar fluente em um idioma se não se dedicar a ele todos os dias.

Se fizer isso, pode ter bastante dificuldades no começo – por isso a importância da persistência – mas em um determinado momento, “vira” uma chave no cérebro e tudo fica mais fácil. Por isso, viajar e estar “imerso” na língua ajuda tanto quando estamos aprendendo. A maior dificuldade muitas vezes é de expressar – a gente até entende o que lê ou o que alguém fala, mas se paralisa na hora de verbalizar alguma coisa. Então tente falar, tente pensar em italiano, tente formular frases completas na língua. E não tenha medo de falar caso esteja em um novo ambiente.

Espero ter ajudado e motivado vocês no aprendizado desse idioma belíssimo pelo qual estou apaixonada!