Se tem uma coisinha chata de objetos de prata, é o fato de escurecerem. As joias, principalmente,  em contato com o nosso suor, perfume, anti-sépticos ou outras substâncias, podem reagir e escurecer mais facilmente que outros objetos.

A solução ideal para manter seus objetos limpos é passar uma flanela seca depois do uso e guardar em um saquinho vedado. Além disso, quando precisar limpar, use preferencialmente um produto específico para polir prata. Outra solução – mais cara – seria dar um banho de ródio na sua joia.

Massss, enquanto isso, na pressa: às vezes você quer usar justamente um colar que, quando você vai ver, está escurecido e sem brilho. O que fazer? Tenho dois métodos caseiros testados que funcionaram. O primeiro é limpar a sua peça com pasta de dente.

colar

Limpei esse colar usando somente os meus dedos para esfregar a pasta de dente e água para tirar. Rapidamente ele teve seu brilho recuperado e ficou bem mais claro, como dá pra ver na foto.

Outro método que usei para limpar uma tornozeleira foi água quente + sal em um recipiente de alumínio (eu forrei um potinho de vidro com papel alumínio mesmo).

tornozeleira

O método foi bem mais efetivo do que eu esperava, mas a prata ficou um pouco amarelada. Alguns sites diziam para usar junto ao sal um pouco de bicarbonato de sódio, mas não tinha aqui em casa e eu decidi fazer sem. Depois de passar uma flanela seca, a cor da tornozeleira voltou ao prata natural e brilhante.

Os dois métodos são muito efetivos, mas não devem servir de substitutos para um produto específico de limpeza do material. Dependendo dos componentes da pasta de dente, por exemplo, sua joia pode ser danificada a longo prazo.

Fiz um vídeo testando os dois métodos:

https://www.youtube.com/watch?v=czaAJ5vgGQw

Espero ter ajudado com as dicas rápidas! Beijos!