hoje eu trouxe uma receita de leite vegetal. A lógica para fazer leites de castanha é a mesma, e bastante simples! Esses leites são super nutritivos e saborosos. Trouxe pra vocês o meu preferido: o de avelã!

COMO FAZER LEITE DE AVELÃ

Para fazer leite vegetal, você precisa de um pouco de paciência e tempo (mas não muito). É que eu sempre esqueço de deixar a amêndoa, castanha, avelã – e outras – de molho no dia anterior e preciso sempre colocar lembrete no celular!

Para cada medida de castanha, use 3 a 4 medidas de água (a depender da espessura que você deseja no leite. Eu prefiro ele mais encorpado). Quando uso uma xícara de avelã por exemplo, rende de 750 a 850ml de leite.

A avelã fica mais gostosa quando a gente dá uma leve torrada na panela. Para que o leite não fique muito escuro, não deixe torrar demais. Lave-as, Passe-as numa frigideira antiaderente por alguns minutos, mexendo sempre. Depois coloque-as num pano e esfregue-as, para retirar a casca.

leite de avelã modo de faer

Deixe as avelãs de molho por 8h – eu costumo deixar de um dia para o outro – e depois bata no liquidificador. Coe com um pano (é melhor para separar o resíduo, mas se você não tiver um disponível – muitas pessoas usam pano de prato mesmo – pode usar um coador). Eu tenho um pano de tecido voal, que é bem fininho. É prático porque você espreme o leite com as mãos e o resíduo fica sequinho.

fazendo leite vegetal

coar leite com tecido voal

Depois de coar, o resíduo pode – e deve – ser utilizado para pães, bolos, mingaus, tortas… As possibilidades são inúmeras. Com o resíduo da avelã, gosto de fazer um bolo de avelãs muito gostoso. Trago a receita em breve!

E pronto! Seu leite está pronto para ser saboreado. Lembre-se de conservar em geladeira e se esquentar, não deixar ferver para não perder as propriedades. O melhor uso do leite de avelã pra mim é tomar com café ou chocolate, fica tipo nutella hehehe. Espero que tenham gostado da dica e até a próxima!

O movimento Segunda Sem Carne, que tem me motivado para trazer receitas vegetarianas e veganas para o blog às segunda-feiras, não visa apenas atingir as pessoas para que experimentem um dia sem carne na semana. Além disso, a intenção é também conscientizar a população a descobrir novos jeitos de se alimentar – sem produtos de origem animal – a partir de razões éticas, ambientais e de saúde para diminuir o consumo e uso de produtos animais (leia mais no site original).