Depois de algum tempo sem receitas de Segunda Sem Carne, trago esta especialmente para comemorar a chegada oficial do inverno. É um creme delicioso e simples de fazer, com um sabor suave e muito versátil.

Recentemente fiz no meu canal em um vídeo de “O que eu comi hoje” uma pasta de couve-flor com tomate seco. E ela me deu ideia de desenvolver um creme que fosse gostoso para comer no almoço ou no jantar em dias frios.

INGREDIENTES

1 “maço” de couve-flor
1 cebola grande
200 ml de leite de coco
para temperar: sementes de mostarda, sementes de coentro e açafrão
azeite e sal a gosto

COMO FAZER: (1) pique a couve-flor em pedaços médios, não precisa ter muita precisão. Eu cozinhei por 10 minutos no vapor, até conseguir fincar um garfo, mas pode passar direto pra segunda etapa. (2) Coloque os temperos secos – pode usar também cominho, orégano etc, depende do seu gosto – em uma frigideira e dê uma misturada para que peguem o sabor. Em seguida, coloque a couve-flor em uma assadeira e salpique os temperos e o sal por cima, com um pouco de azeite. Deixe no forno por 20 minutos, se começar por essa etapa veja se a couve-flor já está macia. (3) Corte a cebola e jogue em uma panela com óleo. Quando a cebola estiver começando a dourar, coloque a couve-flor na panela também. Misture bem. (4) Se precisar, coloque um pouquinho de água (50 ml no máximo) para que os sabores possam se fixar bem. Se tiver um mixer, bata a mistura na panela mesmo, senão, coloque em um liquidificador e acrescente o leite de coco aos poucos. (5) Se estiver batendo na panela, misture tudo e bata bem até ficar cremoso, acrescentendo o leite de coco de pouco em pouco. (6) Deixe esquentar um pouco, prove e corrija o tempero a seu gosto. Está pronto!

Eu finalizei o creme com cogumelos refogados no azeite e no shoyu. Coloquei ainda xerém de castanha de caju e um pouquinho de cebolinha. Ficou delicioso! Taí uma ideia simples e rápida, nutritiva e que vai te esquentar nesse tempo frio!