Sempre fui fã de estrogonofe, adoro a mistura entre a acidez e a suavidade do creme. Quando parei de comer carne, simplesmente parei de adicioná-la e substituí na receita por cogumelos e palmito. Mas ultimamente tenho diminuído a ingestão de laticínios cada vez mais, o que me faz cortar o creme de leite.

Certo dia, adicionei leite de coco e achei genial! Ele tem a cremosidade e a gordura necessárias pra quebrar um pouco do tomate e não predomina com gosto de coco. Na verdade, contei pro meu irmão e pra minha cunhada que era vegano depois que eles experimentaram e eles nem desconfiaram que tinha leite de coco.

Vamos aos segredos da minha receita. Como toda boa receita, o segredo está nos ingredientes que você usa.

INGREDIENTES

1 lata de tomate pelado
1/2 lata de extrato de tomate
1 vidro de palmito (inteiro é melhor!)
Cogumelos à sua escolha (pode usar o tradicional champignon, mas com cogumelos frescos fica ainda melhor)
1 vitro de leite de coco (200ml)
Alho para refogar
Conhaque para flambar

Modo de fazer

(1) Começo cortando o palmito e o cogumelo. Segundo a minha experiência, palmito já cortado sempre é duro e fibroso, compre do inteiro. (2) Depois, refogo os dois no alho – amassado com sal – e enquanto vão pegando sabor, (3) pico o tomate pelado (antes eu batia, mas cortado é bem mais gostoso). (4) Em seguida, jogo conhaque na panela para flambar  o palmito e o cogumelo – MUITO CUIDADO NESSA HORA! – e isso pra mim faz toda a diferença no gostinho delicioso. Quando o fogo acaba, (5) coloco o tomate pelado na panela e o extrato de tomate (tem que estar dissolvido em mais ou menos 75~100ml de água). Deixo tudo isso no fogo por um tempo, (6) adicionando uma pitada de bicarbonato de sódio pra cortar a acidez do tomate. (7) Deixo a água secar um pouco pra adicionar o leite de coco e por fim finalizo com cheiro verde e misturando o leite de coco. (8) Sirva com arroz e batata palha. Se encontrar mandioquinha palha, melhor ainda, é minha preferida!

É uma receita bem fácil, normalmente termino ela em 30-40 min. É ótima pra variar um pouco o cardápio e é muito saborosa!! Espero que gostem da dica, essa é uma das minhas mais queridinhas, que gosto de ter na manga.