Finalmente um Segunda Sem Carne com o meu prato preferido! Não sabemos ao certo a origem desse prato maravilhoso, mas estimam que ele esteja fazendo sucesso na humanidade há mais de 2000 anos. O falafel é basicamente um bolinho (pode também estar no formato de hamburger) de grão de bico com especiarias. Não tem como errar!

Você pode comê-lo como aperitivo, acompanhando e complementando a comida ou em formato de sanduíche – esse último é facilmente encontrado em locais que vendem kebab. Sem mais delongas, vamos à receita desse bolinho que eu amo demais, junto com um molho vegano de tahine pra arrasar!

FALAFEL

1 xícara de grão de bico seco (cru)
1 cebola
3 dentes de alho
1 colher de sopa de cominho
5 colheres de sopa de farinha de trigo
50 ml de água
Cheiro verde a gosto (gosto dele bem verdinho, mas não uso coentro, apenas salsa e cebolinha)
Sal a gosto
óleo para fritar (pode assar também!)

A primeira coisa a fazer é deixar o grão de bico de molho de um dia para o outro (não cozinhe!) – a média deve ser de 8h dos grão submersos, se quiser fazer à noite pode colocá-los de molho de manhã. Coloque no processador todos os ingredientes, menos a farinha. Após triturar toda a massa, acrescente a farinha de trigo para deixar a massa mais “robusta” e frite os bolinhos – eu costumo modelá-los com 2 colheres, mas a preferência é do freguês hahaha

MOLHO DE TAHINE

Esse molho é uma descoberta maravilhosa. Gosto muito de falafel com hommus (pasta de grão de bico), mas é inception demais pra mim comer grão de bico com mais grão de bico em cima hahaha. Eu gostava de fazer um molho com iogurte, mas não quero mais consumir produtos lácteos. Descobri esse molho de tahine e achei ele a combinação perfeita! Tahine é uma pasta de gergelim deliciosa, garanto que combina perfeitamente. Vamos à receita:

2 colheres de sopa de tahine
Caldo de 1 limão
2 colheres de sopa de água filtrada
1 dente de alho
1 pitada de sal
Azeite a gosto

O falafel, como eu disse no começo do post, pode ser servido de várias formas. Combina muito com a receita de tabule com quinoa que fiz em outro Segunda Sem Carne.

Quem nunca fez falafel em casa precisa fazer, é uma delícia! E se você nunca comeu, precisa ir mais rápido ainda, nunca conheci ninguém que não gosta dessa delícia. 😉