Nutella é um presente dos deuses para nosso paladar. Tem poucas coisas que eu goste tanto quanto a junção de avelã com chocolate. Até evito comprar porque senão eu acabo com o pote mais rápido do que deveria… hahaha

Hoje fiz uma versão caseira, adaptando com o que tinha aqui em casa! Achei diversas receitas na internet, acabei juntando várias para o que estava disponível aqui em casa e para o meu gosto.

IMG_1159

Ingredientes:

  • 1 pote de avelãs (vinha com 130g);
  • 2 colheres (sopa) de óleo de coco;
  • 1/3 de xícara de algum leite vegetal, como amêndoa ou arroz (usei leite de soja);
  • 2/3 de xícara de cacau em pó (misturei alfarroba com Chocolate do Padre);
  • Um restinho (hahaha) de calda de agave (usei só pra acabar com ela);
  • 1/3 de xícara de açúcar.

P.S. Se você tiver mais calda de agave, substitua o açúcar com ela. Além de contribuir pra textura, tem um menor índice glicêmico, ou seja: não provoca grande elevação do açúcar no sangue.

colagem nutella

A primeira coisa a fazer é torrar as avelãs e tirar a casca. Depois disso, você processa ou bate no liquidificador todos os ingredientes. Eu fui adaptando a quantidade para a textura e para o sabor que eu achei ideal, até chegar na receita que escrevi acima. Não queria muito doce e o meu processador era pequeno, então acabei batendo no liquidificador mesmo.

avelãs

nutella pronta

A textura ficou bem rústica, mas quem provou, atestou! Eu também, hehe

Essa versão da nutella ficou bem escurinha por causa da alfarroba, que tem esse aspecto mais escuro mesmo. Ela é uma excelente alternativa ao chocolate! Eu quis usá-la porque ela é naturalmente doce, não precisando de tanto açúcar na receita. Além disso, rica em vitaminas e sais minerais, ela não contém os estimulantes do chocolate, como a cafeína.

De tão escura que ficou, chamaram ela até de bananada… Se não fosse a alfarroba, teria ficado igual à original! Hahaha

Sinceramente foi difícil parar de comer esse creme de avelã com um pãozinho… Não ficou igual à receita original, claro. Mas o gosto das avelãs e o chocolate ficou ideal pro meu paladar. É uma ótima dica para intolerantes a lactose e veganos. Ou simplesmente quem prefere uma alternativa mais saudável!

Gostaram?

Beijos!