Feijoada é sinônimo de um banquete num sábado gostoso – ou em qualquer dia da semana, pra ser justa. Essa feijoada vegetal é muito fácil de fazer e não toma seu tempo. Eu gosto muito de pratos com feijão, e depois de algumas vezes tentando fazer a feijoada vegana perfeita, eu e minha mãe chegamos nessa receita.

Poder fazer um prato tão brasileiro em diferentes versões é algo que me deixa muito feliz. Já fiz essa feijoada para várias pessoas e todo mundo sempre aprova. São sabores diferentes, novas perspectivas, um prato saudável e delicioso! Casa perfeitamente com a proposta da Segunda Sem Carne, né?

Vamos lá:

Ingredientes

2 xícaras de feijão preto
2 inhames médios
1 cenoura grande
2 beterrabas pequenas
1/2 abóbora
1 cebola grande ou 4 daquelas pequeninas
1 batata doce média
tofu defumado (o segredinho pro gosto de defumado!)
alho para refogar
sal a gosto

Como fazer

Como fazer: (1) Coloque o feijão de molho na água por 4 horas. (2) Cozinhe o feijão por 20 minutos na panela de pressão em fogo baixo após a fervura. Enquanto isso, corte os seus vegetais em pedaços médios. (3) Após 20 minutos de cozimento do feijão, desligue a panela e deixe esfriar. Abra e coloque os legumes e outros vegetais – inclusive a cebola, descascada, claro (haha), mas inteira, sem cortar. (4) Espere que a panela ferva novamente e cozinhe por mais 8 minutos, em fogo baixo. Verifique como estão os vegetais e o feijão e deixe mais tempo na pressão se necessário. – Cozinhar os vegetais junto com o feijão proporciona muito mais sabor ao prato final. (5) Corte o tofu defumado e reserve. (6) Após o cozimento do feijão, refogue-o no alho junto com os vegetais. (7) Adicione o tofu assim que puder, para que o gostinho de defumado possa passar para toda a feijoada. (8) Mexa constantemente e deixe levantar fervura.  Quando notar que os ingredientes estão bem misturadinhos, adicione pimenta se quiser e pronto! (9) Está pronta a sua feijoada! Simples e rápida.

Sugestão de acompanhamentos (foi assim aqui em casa ontem, postei no Snpachat – luisafeerrari): arroz brancocouve refogada no alho – essa não pode faltar, né? –  farofa de banana com cebola roxa e farinha de madioca e, por fim, vinagrete com cebola roxa e amendoim (esse foi inspirado em um restaurante indiano aqui de Brasília!). A laranja cortadinha é opcional, já que ela é usada para ajudar o seu estômago a digerir a gordura das carnes tipicamente presente na feijoada tradicional.

O mais interessante é que mesmo com tanta comilança, a barriga não fica pesada. A comida é leve e nutritiva.

Ah, sobre o tofu que usei: foi da marca Ecobras, que encontrei no supermercado Extra (já vi em outros mercados por aí também):

O sabor desse tofu defumado é perfeito, na medida certa. O único problema é o preço: apenas 100g custam R$25. Eu comprei pra experimentar, ficou muito gostoso, mas não acho que seja essencial na feijoada. Já fiz inúmeras vezes sem, e por esse preço, acho que vou continuar fazendo, haha! A não ser que seja uma ocasião especial…

Espero que tenham gostado desse prato e que se inspirem para mais segundas e mais dias na semana sem carne! Cozinhar sem animais é muito simples e gratificante. Continue sempre atenta/o ao blog para receitas veganas toda segunda-feira!

 ♥