O gnocchi é uma das minhas comidas preferidas de fazer e de comer. É uma das artes pelas quais o meu avô é apaixonado e certamente passou para os netos. Aprendi a fazer a massa tradicional com ele e adaptei a essa receita que fiz para o almoço e fiquei simplesmente apaixonada pelo sabor.

Muita gente deve imaginar que é complicado fazer gnocchi, mas na verdade é bem fácil e é ótimo pra impressionar alguém, hehe! Servi o meu com molho de tomate, que pode ser incrementado com castanhas (usei xerém de castanha de caju e semente de girassol) ou com ervilhas, por exemplo.

Sem mais delongas, vamos à receita da massa!

RECEITA

A receita que vou escrever aqui serve 2 pessoas. Pode multiplicar ou dividir como achar melhor!

massa

4 ou 5 batatas doces médias
3/4 de xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa (bem cheia) de chia
1 colher de chá de sal

O modo de fazer fica mais fácil dando uma olhadinha nas fotos abaixo. 😉

(1) Comece colocando a chia de molho em uma xícara de café (uso essa medida para imitar o volume de 1 clara de ovo) com água filtrada. (2) Cozinhe as batatas doces como preferir: pode ser na pressão (cerca de 5 minutos) ou na panela normal (cerca de 30 minutos). Verifique se está bem cozida fincando um garfo. (3) Espere as batatas esfriarem, descasque-as e amasse-as com as mãos ou com um espremedor de batata. Quando estiverem bem amassadas, acrescente a farinha de trigo aos poucos. (4) Acrescente a chia. (5) A farinha de trigo deve ser adicionada com cautela até que a massa fique consistente e parar de ficar grudando na sua mão. Talvez você precise da medida toda, talvez um pouco menos. (6)  Acrescente o sal e amasse bem a massa. Limpe uma superfície da sua cozinha para abri-la. (7) Faça rolinhos com a massa, de espessura semelhante à de um dedo. (8) Corte a massa com uma faca qualquer, em distâncias iguais. (9) Leve os pedaços de gnocchi a uma panela com água fervente (borbulhando mesmo) um punhado de cada vez. O segredo é esperá-los boiarem, e conforme forem subindo à superfície, ir pegando com uma escumadeira. Quando boiam, significa que estão cozidos. (10) E agora é com você! Sirva com o molho* de preferência!

*O molho que eu fiz foi com tomates pelados: cortei os tomates e refoguei-os no alho com o próprio caldo que vem na lata, e depois joguei uma cebola picada. Acrescente o sal a gosto e deixe o molho reduzir. Depois incremente como eu sugeri ali em cima. Fica muito gostoso!

Espero que curtam muito essa receita, façam e reinventem, porque gnocchi é uma das melhores maravilhas da culinária italiana. Bom demais!!!

Parece complicado, mas eu juro que não é. Essa receita foi feita bem rápido, só demorou um pouco porque eu fui fotografando tudo. Mas o que mais demora é cozinhar as batatas e depois esperar as “bolinhas” boiarem na água fervendo. Fora isso, é uma receita simples, prática e relativamente rápida de fazer.

E agora é só aproveitar. Curtam a segunda-feira com novos sabores, experimentem a Segunda Sem Carne! E se quiser experimentar mais receitas veganas, é só procurar aqui no blog, tem inúmeras receitas deliciosas. Você pode procurar nas categorias aqui na lateral direita em Receitas ou em Comida (também tem resenhas ocasionais de produtos veganos que compro e vídeos de “what I eat in a day”) .