Sempre converso com vocês sobre veganismo e vegetarianismo no meu canal do YouTube, e quando as pessoas descobrem que sou de Brasília, me perguntam onde comer por aqui. Pois bem, reuni alguns estabelecimentos lindos que oferecem comida vegana e vim contar pra vocês!

Em pleno 2016, é bem fácil comer fora caso você seja ovolactovegetariano ou vegano. Normalmente os estabelecimentos aceitam retirar ingredientes dos pratos – como queijo – e os pratos tornam-se “veganizáveis”. Porém, nesse post, dei prioridade para os locais que são estritamente veganos ou que se importaram o mínimo de antemão de preparar e indicar refeições veganas pra gente.

Pretendo manter o post sempre atualizado! E conto com a ajuda de vocês, se virem algo diferente do que conhecem. Ah, e pra acrescentar coisas também!

Lugares exclusivamente veganos

Café Oyá (307 norte) – lanchinhos deliciosos, com direito a coxinhas de jaca e chocolate quente com leite de baru. Tem um acarajé vegano que você tem que provar!

Faz Bem (407 norte) – tem hambúrgueres de vegetais diferentes (beterraba, abobrinha, cenoura…), milk shakes com leites vegetais variados e tem uma pequena mercearia pra comprar produtos veganos.

Supren Verda (203 norte) – abriu onde ficava o famoso Café Corbucci, oferece variedade a um preço bacana.

Vegan-se (406 norte) – entregam marmitas – deliciosas – e têm salgados e pratos congelados, pães, queijos e leites vegetais de fabricação própria.

novo Villa Vegana (Setor de Clubes Sul, dentro do clube Amygo) – restaurante que serve buffet de comida vegana. Variedade, tempero excelente e ambiente calmo e acolhedor.

Restaurantes que oferecem comida vegana

Pizzarias

Dona Lenha (vários endereços) – tem pizza e outras opções de pratos veganos indicados no menu, como risoto por exemplo. É um restaurante mediterrâneo.

duoO (103 sul) – várias opções de pizzas veganas, com direito a tofupiry e requeijão de castanha de caju.  Também fazem pizza sem glúten. A melhor parte é que entregam!

novo  Pinoli (Sudoeste) – são uma pizzaria diferenciada com pizzas veganas que têm recebido boas indicações!

Pizza à Bessa (114 sul e 101 Sudoeste) – tem pizza vegana a la carte e rodízio vegano às quintas (uhul!).

Pizzaria Francesca (Vila Planalto e Lago Sul) – funcionam apenas como entrega. Sempre que posso, peço a pizza deles, são surpreendentes e muito gostosas.

Comida oriental – japonesa

Koni (vários endereços) – parece que outras temakerias oferecem temakis veganos, mas só comi no Koni. Por lá tem opção de temaki de shitake ou de shimeji. Acrescente palha de alho poró pra um gostinho especial a mais.

Sushi San (211 sul) – peça o cardápio vegano e seja MUITO feliz. Melhor sushi do mundo! A apresentação é maravilhosa e a variedade é de cair o queixo.

novo  Yuzu-An (Clube Nipo) – recentemente fizeram um cardápio exclusivamente vegano com inúmeras opções!

Comida oriental – indiana

Ashram (103 norte) – restaurante vegetariano com opções veganas. Recomendo demais! Começaram a entregar recentemente.

PiauÍndia (Vila Planalto) – Não fui lá, mas vi no Facebook que têm uma opção vegana e uma vegetariana.

Comida árabe

Arabetto (408 sul e 102 Sudoeste) – indica quais pratos são veganos, tem várias opções gostosas sem ingredientes animais. Atenção: se não estiver indicado, não é vegano. Tem um arroz de castanha por exemplo que é feito com caldo de frango (de frango mesmo).

Cozinha do Salim (107 norte) – pão sírio, hommus e esfihas veganas!

Kafta da Mama (112 sul) – têm um sanduíche de falafel com tahine que é uma delícia!

Kikebab (110 norte) – indica quais ingredientes e molhos são veganos, participa do Segunda Sem Carne dando 15% de desconto nas comidas vegetarianas e veganas às segundas (eba!).

Comida nordestina

novo  Barraca da vó Evilázia (Torre de TV) – ela serve um acarajé vegano simplesmente divino. Nenhum acompanhamento (vatapá, caruru, salada) tem ingredientes de origem animal (sempre pergunto) e é um lanche gostoso, preço justo e muito bom! Peça o “acarajé vegano”, que ela te serve direitinho.

Self-service

Amor à Natureza (310 norte) – self-service vegetariano com opções diversas. Fica em um cantinho verde bem agradável e tem um empório de produtos naturais.

Bhumi (113 sul) – É um self-service gostoso, de noite tem caldos e indica quais são veganos. R$19,80/pessoa no caldo. Também tem produtos naturais e veganos para compra.

Girassol (409 sul) – tem opções ovolacto e veganas, também tem um empório bem legal para comprar produtos orgânicos e diferentes.

Sabor Vital (316 norte) – excelente self service ovolactovegetariano com boas opções veganas e um preço bacana. A vibe do lugar é a melhor do mundo. É o self service mais cheio de amor e paz que você vai ver na vida.

novo  Villa Vegana (Setor de Clubes Sul, dentro do clube Amygo) – buffet pago por pessoa, com comida excluisavamente vegana. Variedade, tempero excelente, ambiente calmo e acolhedor e excelente atendimento.

Bares

A gente quer sair pra beber com os amigos e não suspeitar da manteiga ou se a batata frita não é vegana. Então:

5uinto Bar (102 norte) – tem uma batata rústica deliciosa, mas o molho é de maionese. Vale a pena mesmo pra comer sem o molho!

Loca Como Tu Madre (306 sul) – tem um chop suey vegano. É gostoso, mas é meio caro pelo tamanho.

Paradiso Cine Bar (306 sul) – sanduba com hamburger de grão de bico. Parece um falafel gigante. Recomendo, hehe

Sanduíches e Lanches

novo  Apetit Natural (food truck) – o melhor hambuguer vegano que eu já comi. Tem vários sanduíches diferentes (de shitake, salsichão veg) e ocasionalmente servem churrasco, strogonoff e feijoada veganos.

Bistrô Bom Demais (CCBB) – têm opções de sanduíche e wrap veganos, com esse nome. Muito bons!

Bioon Ecomercado (303 norte) – cardápio variado com diversas opções veganas de lanches e refeições!

Dylan Cafe & Bakery (315 sul) – tem um sanduíche vegano que promete ser delicioso! Com legumes grelhados e hommus.

Submore (211 sul e 115 norte) – O sanduíche “veggie” é vegano, com hommus e vegetais. É delicioso! Tem opção ovolacto também.

Salgadart (112 norte) – tem opções de salgados veganos, com cogumelos e massa integral. Também vendem congelados!

The Fifties (Park Shopping, Asa Sul e Pier 21) – o sanduíche veggie é vegano, super bem temperadinho. As batatas fritas são crocantes e gostosas.

Marmitas

novo Strogo Veg (UnB) – marmitas de strogonoff vegano vendidas toda quinta-feira no Udefinho da UnB.

Vegan-se (406 norte) – entregam marmitas nos dias úteis (sempre com cardápio variado), têm salgados e pratos congelados para vender pães, queijos e leites vegetais também.

Sorvetes 

Brazilian Ice Cream (301 Sudoeste) – Tem vários sabores veganos. O de frutas vermelhas é maravilhoso e o sabor e a cremosidade são impressionantes.

Sorbê (405 norte) – os sorbets de fruta são veganos! Muito gostoso, recomendo o de maracujá. Rola um jardim gostoso pra sentar e apreciar.

Café com sorvete (211 norte) – É uma loja pequenina, tem sorvetes veganos, e parece que quiches também

Outras Sobremesas

Cannelle (213 norte) – tem sobremesas veganas maravilhosas, como tortas, milk shakes, também tem sorvete e fazem bolos e tortas sob encomenda. Tem post aqui.

Sweet Yourself (veja o facebook) – cupcakes veganos deliciosos, costumam aparecer em eventos, principalmente os veganos.

Encomendas e eventos

Pão de melado delícias veganas (707 norte) – encomenda de salgadinhos e doces, pelo que vi no site a partir de R$100. Já tô ansiosa pro meu aniversário hehe. Participa da maioria dos eventos de Brasília e tem uma coxinha de jaca maravilhosa, além do pão de melado que é simplesmente divino!

Conto com as sugestões para manter o post sempre atualizado!