>>>> O GUIA DE 2018 JÁ ESTÁ DISPONÍVEL COM NOVIDADES AQUI. <<<<

Seguindo a tradição, renovo o Guia Vegano de Brasília. Fico muito feliz de notar que o guia de 2017 cresceu, tem opções novas e Brasília está virando um lugar cada vez mais fácil de veganizar e de virar vegano/a!

Este Guia está sendo constantemente atualizado, e as opções novas estão sempre marcadas com “novo“.  Você também pode me seguir no instagram (@_luisaferrari) para ver a versão do guia “ilustrado”: gosto de registrar os locais em fotos e postar por lá. Se você procurar ou clicar na hashtag #guiaveganobsb_laluisité, vai ver várias fotos que eu já postei ;).

Adendo: é cada vez mais fácil “veganizar” nos estabelecimentos, perguntando aos atendentes, gerentes e donos o que podem nos oferecer de produtos que não possuem nada de origem animal no cardápio. Os restaurantes, cafés e bares se adaptam ao mercado dessa maneira. Não seja tímido/a e sempre pergunte, na maioria das vezes querem te ajudar e adaptar o menu!

Dividi os estabelecimentos em categorias e dentro de cada categoria, eles estão organizados em ordem alfabética. Vamo lá:

Lugares exclusivamente veganos

O DF já conta com 12 estabelecimentos que não vendem nenhum produto com ingredientes animais. E ainda mais empresas que fazem produtos e eventos sob encomenda! Há 2 anos não encontrávamos isso, prova de que a mentalidade tem mudado! Nesses lugares, os veganos podem comer sem se preocupar.

• Apetit Natural Restaurante, Foodtruck & Not Dog Foodtruck (913/14 norte + loja na 407 norte) – o Apetit tem prosperado em várias aspectos e não é à toa. Você encontra o mesmo capricho, carinho e sabor em 3 formas diferentes: o foodtruck, o novo restaurante e o truck de cachorro quente também.  Veja a disponibilidade e locais no facebook.

Buriti Zen (307 norte) – O restaurante funciona todos os dias no almoço, com cardápio variado e sazonal. A culinária é vegana e orgânica. Oferecem workshops e também trabalham com eventos! Veja no facebook.

mudança de endereço!Café Oyá (109 norte) – O Oyá Cozinha Vegana funciona no almoço e à noite, sempre têm cardápios deliciosos, lanches, com direito a coxinhas de jaca e chocolate quente com leite de baru. Preço ótimo!! Veja no facebook.

Cannelle (213 norte) – a Cannelle tem opções desde croissant vegano com queijo de castanha até o petit gateau mais gostoso do Brasil (é sério – e olha que desde que eu era “onívora”, era uma grande fã da sobremesa). Conheça e não vai se arrepender. Veja no facebook.

Catioro Food (208 norte + novo truck em Águas Claras) – hot dog 100% vegano, foi o primeiro do Brasil! Servem diversas opções, é uma excelente comida de rua para os veganos, imperdível pra quem visitar ou morar em Brasília. Veja no facebook.

Faz Bem Casa Vegana (407 norte) – Um dos primeiros estabelecimentos exclusivamente veganos a abrir em Brasília: têm hambúrgueres de vegetais diferentes, milk shakes com leites vegetais variados e tem uma pequena mercearia pra comprar produtos veganos. Servem almoço no buffet e lanches ao longo do dia. Abrem todos os dias da semana. Veja no facebook.

Supren Verda (203 norte) – oferece serviço de buffet de comida vegana a quilo, tudo feito com muito esmero e a comida é muito boa! Funcionam no almoço e à noite. Veja no facebook.

Vegan-se (204 norte) –  *atenção para novo endereço! entregam marmitas – deliciosas – e têm salgados e pratos congelados, pães, queijos e leites vegetais de fabricação própria. Veja no facebook.

Vegano Açougue e Restaurante (Setor Leste Industrial, Gama) – Há diversas opções de produtos caseiros e industrializados, ainda produtos sob encomenda e buffet diariamente. Não abrem aos sábados. Veja no facebook(encerrou suas atividades em outubro)

Villa Vegana (Setor de Clubes Sul, dentro do clube Amygo) – restaurante que serve buffet de comida vegana, mesmos donos do Supren Verda. Variedade, tempero excelente e ambiente calmo e acolhedor, eu gosto bastante. Veja no facebook.

 Yalla Falafel (208 sul) – a primeira “falaferia” da cidade, de imigrantes sírios. A comida é deliciosa, o atendimento é 10 e o cardápio agora é 100% vegano!! Veja no facebook.

Restaurantes que oferecem opções veganas

Não tem desculpa: onde você estiver na cidade e o que quer que você tenha desejo de comer, você encontra por aqui. 

Café & Sobremesas

Cannelle (213 norte) – a Cannelle é um café com croissant, tapiocas (doce e salgada), coxinha de jaca e de milho, tortas, bolos, petit gateau… Tem um post antigo aqui, mas que não faz jus ao que é agora. Definitivamente visita mandatória em Brasília.

Café Oyá (307 norte) – lanchinhos deliciosos, com direito a coxinhas de jaca e chocolate quente com leite de baru. Funciona também no almoço, o preço é excelente e a comida muito gostosa.

• Castália (102 norte) – nova padaria/café da cidade com muitas opções veganas: a grande maioria dos pães é vegana (com exceção apenas dos folhados), têm geleias e pasta de castanhas, além de hommus. Pra completar, cappuccino com opção de leite de castanha de caju. Imperdível.

La Boutique Padaria Francesa (413 norte)  – deliciosa opção para um café da manhã ou brunch. A maioria dos pães não leva leite ou ovos na sua composição. Costumo pedir o pão de azeitonas (le pain aux 2 olives) e o pão de castanhas (le pain aux fruits secs) com uma porção extra de geleia artesanal da casa. Peça um espresso ou um suco de uva e saboreie o delicioso sabor da França <3

• Maria Amélia Doces (113 norte, 308 sul & Jardim Botânico) – A partir do dia 18/08 as lojas da Maria Amélia vão passar a receber com frequência a produção de doces da Renata Dias Cozinha Vegana e as guloseimas estarão disponíveis de quinta-feira a domingo. Na unidade do Jardim Botânico (fábrica) estarão disponíveis aos finais de semana.

• Salve Quiosque (116 norte) – o pequeno quiosque fica na loja Shora Store, no fim da Asa Norte. Vendem DONUTS VEGANOS feita pela Lovemade cupcakes. Os sabores dos donuts variam 3 vezes na semana.

mudança de endereço! • Seu Patrício Café (206 norte, dentro do MANIFESTO Co-working) – o “querido e pequeno café” estreou em Brasília há 1 ano e tem várias opções veganas, inclusive um CHEESECAKE, gente!! O chocolate quente é surreal, com aquela espessura estilo “kopenhagen” que a gente adora, além de ter um bolo de cacau com canela e opção de cappuccino com leite vegetal. Vale muito a pena a visita!

Restaurantes a la carte & Self-service

Amor à Natureza (310 norte) – self-service vegetariano com opções diversas. Fica em um cantinho verde bem agradável e tem um empório de produtos naturais.

Boa Saúde (setor de rádio e TV, qd. 702 & Taguatinga – QSB 10, Área especial 10) – tradicional self-service vegetariano da cidade. Vendem algumas comidas que são uma mão na roda, tipo jaca verde pronta e temperadinha, que você pode comprar congelada pra fazer seus escondidinhos e coxinhas em casa.

Bhumi (113 sul) – É um self-service gostoso, de noite tem caldos e indica quais são veganos. R$19,80/pessoa no caldo. Também tem produtos naturais e veganos para compra.

 Coco Bambu (Brasília Shopping, Setor de Clubes Sul & Águas Claras) – O restaurante já faz sucesso na cidade, e fui informada que têm um cardápio exclusivo para veganos e vegetarianos com pratos especiais (como moqueca e espetinhos!)

Girassol (409 sul) – tem opções ovolacto e veganas, também tem um empório bem legal para comprar produtos orgânicos e diferentes.

novo! • Nebbiolo (409 sul) – Com um cardápio variado, o chef Fabiano Carvalho traz diversas opções para veganos. O menu varia a cada 10-15 dias e inclui entrada, prato principal e sobremesa, com opções vegetarianas e veganas – e os pratos são adaptáveis para alergias alimentares. Vale muito a pena conhecer: o ambiente é delicioso, atendimento excelente e a comida saborosíssima!

• Nutri Vida (403 norte) – restaurante vegetariano com variadas opções veganas, incluindo sobremesas.

Sabor Vital (316 norte) – excelente self service ovolactovegetariano com boas opções veganas e um preço bacana. A vibe do lugar é a melhor do mundo. É o self service mais cheio de amor e paz que você vai ver na vida.

Terra Viva (202 norte e 307 norte) – o Terra Viva fica no subsolo no fim da quadra, perto do Café Oyá. Tem uma boa variedade de comida ovolactovegetariana de self-service e é bem gostoso.

Veg Gourmet (Setor de rádio e TV, qd. 702) – restaurante buffet com preço excelente. Volta e meia promovem eventos de “festivais” temáticos de comidas específicas, como árabe, massas, etc.

Villa Vegana (Setor de Clubes Sul, dentro do clube Amygo) – buffet pago por pessoa, com comida excluisavamente vegana. Variedade, tempero excelente, ambiente calmo e acolhedor e excelente atendimento.

Pizzarias

Dona Lenha Mediterrâneo (vários endereços) – Restaurante mediterrâneo tradicional de Brasília. Oferece pizza e outras opções de pratos veganos indicados no menu, como risoto por exemplo. Veja no facebook.

duoO restaurante (103 sul) – várias opções de pizzas veganas, com direito a tofupiry e requeijão de castanha de caju. Também fazem pizza sem glúten e muitas opções funcionais e saudáveis. Têm hambúrgueres e outros pratos veganos, inclusive sobremesa e milk shake com leite de coco. Veja no facebook.

Pinoli (307 norte) – Antes a Pinoli funcionava apenas como entrega, agora têm loja fixa na Asa Norte. Todas as pizzas são sem glúten e podem ser transformadas em veganas modificando o queijo. A massa é crocante, fininha e há várias opções de sabores, inclusive doces. Na minha opinião, é a pizza vegana mais gostosa e com melhor custo-benefício de Brasília. Veja no facebook.

Pizza à Bessa (214 sul) – importante: infelizmente não fazem mais rodízio vegano. Têm opções veganas no cardápio a la carte. Veja no facebook.

Pizzaria Integrale (412 norte) – possuem um cardápio de opções veganas com mandioqueijo.

Pizzaria Francesca Artesanal (Vila Planalto e Lago Sul) – funcionam apenas como entrega. Sempre que posso, peço a pizza deles, são surpreendentes e muito gostosas. Têm desconto de 20% às segunda-feiras nas pizzas veganas pela campanha Segunda Sem Carne! Veja no facebook.

Comida italiana

  Cantina da Massa (302 sul) – Seria um sonho? Casa com massas, risotos e outros pratos em diversas opções veganas. Você pode checar o menu aqui.

Comida oriental – japonesa

Koni (vários endereços) – tem opção de temaki de shitake ou de shimeji. Acrescente palha de alho poró pra um gostinho especial a mais. * a consultar – parece que retiraram as opções do cardápio e você precisa verificar disponibilidade.

novo! Poke Bowl (praças de alimentação) – Você pode montar seu “bowl” asiático com diversas opções de comidas veganas, inclusive cogumelo, arroz e outros ingredientes 😉

Sushi San (211 sul) – Tem um cardápio vegano exclusivo, com opções deliciosas e surpreendentes! A apresentação é maravilhosa!

Yuzu-An (Clube Nipo) – possui cardápio exclusivamente vegano de versões das comidas tradicionais sem nenhum ingrediente de origem animal.

Zaki Sushi (408 norte) – possuem um cardápio exclusivamente vegano com opções a la carte e rodízio. Tem opções hot veganas (que eu não vi em nenhum outro lugar), vale a pena demais!

Comida oriental – indiana

Indian House (109 norte) – esse restaurante divide as opções entre vegetarianas (aparecem primeiro no cardápio) e não-vegetarianas. Vários pratos que contêm queijo colocam na descrição, e tem pelo menos 3 pratos veganos. A comida indiana é autêntica e vale a pena experimentar!

Kannika (408 sul) – comida tailandesa e indiana em Brasília. Fui informada de que são os mesmos donos do Ashram (que fechou e tive que retirar da lista). Há opções veganas e vegetarianas.

PiauÍndia (Vila Planalto) – Têm opções veganas e a apresentação é linda!

novo!  Comida oriental – coreana

! Happy House (Venâncio Shopping) – você sabia que há comida coreana autêntica em Brasília?? Nem eu. Esse restaurante possui menu a la carte de comida coreana e tem várias opções veganas. Há cuidado na preparação para que os pratos veganos sejam feitos separadamente e sem caldo de peixe. A comida é boa, o preço ok e vale a pena para conhecer uma culinária diferente!

Comida árabe

Arabetto (408 sul e 102 Sudoeste) – indica quais pratos são veganos, tem várias opções gostosas sem ingredientes animais. Atenção: se não estiver indicado, não é vegano. Tem um arroz de castanha por exemplo que é feito com caldo de frango (de frango mesmo).

Cozinha do Salim (107 norte) – pão sírio, hommus e esfihas veganas!

Kafta da Mama (112 sul) – têm um sanduíche de falafel com tahine que é uma delícia!

Kikebab (110 norte) – Tem opções veganas de falafel ou vegetais. Indica quais os molhos e/ou ingredientes são veganos. Também tem sobremesa com chocolate vegano.

 Yalla Falafel (208 sul) – primeira “falaferia” da cidade. Comida árabe autêntica, bom preço e muuuuito falafel, do jeito que a gente ama. Comida deliciosa, e atendimento excelente. 100% VEGANO!!

Comida nordestina

Barraca da vó Evilázia (Torre de TV) – ela serve um acarajé vegano simplesmente divino. Nenhum acompanhamento (vatapá, caruru, salada) tem ingredientes de origem animal (sempre pergunto) e é um lanche gostoso, preço justo e muito bom! Peça o “acarajé vegano”, que ela te serve direitinho.

Jamburanas (Quituart, Lago Norte) – opções veganas de comidas típicas como vatapá e maniçoba.

Santo Acarajé (foodtruck itinerante) – esse foodtruck fica viajando pelo DF e é uma excelente pedida quando bate aquela vontade de acarajé. Têm opções veganas de acarajé no prato ou na mão e o tempero é maravilhoso.

Lanches, Sanduíches & Hambúrgueres

 • Apetit Natural (407 norte) – Você não pode deixar de provar o BigVeg! Um dos meus sanduíches preferidos da vida. Também tem vários sanduíches diferentes (de shitake, salsichão veg), churrasco, strogonoff e feijoada veganos. O truck funciona à noite e o restaurante abre no almoço e durante as noites. Uma das melhores pedidas custo-benefício de Brasília.

Bistrô Bom Demais (CCBB, Setor de Clubes Sul) – ótima opção de passeio ou pra aproveitar o lanche quando visitar uma exposição ou assistir um filme no Centro Cultural. Têm opções de sanduíche e wrap veganos, com esse nome. Muito bons!

Bioon Ecomercado (303 norte) – cardápio variado com diversas opções veganas de lanches, como “pão de beijo” e cappuccino com leite vegatal e opções veganas de almoço todos os dias da semana!

Boali (Brasília Shopping/Park Shopping) – servem hambúrgueres veganos e salada. Boa opção pra quem está no shopping com pressa. É o antigo Salad Creations.

Bras.ilha (408 sul) – mais uma opção de hamburguer na cidade – sem ele os veganos não ficam, pode ter certeza. Essa haburgueria serve opção de burguer de grão de bico sem nenhum ingrediente de origem animal.

novo! Club Life to Go (103 sul) – esta franquia chegou à Brasília trazendo diversas opções de comida funcional e saudável. Há comidas e sobremesas veganas, todas sinalizadas.

o Carcará (QSA 11, Taguatinga) – Hambúrguer vegano de altíssima qualidade. Existe o de 90g que já é vegano e se quiser fazer o de 180g vegano, tem que pedir sem ovos e sem o queijo. Achei delicioso e o molho vegano da casa é mágico. Também fazem um TORRESMO VEGANO feito de macarrão penne que eu AMEI!

Dylan Cafe & Bakery (315 sul) – tem um sanduíche vegano que promete ser delicioso! Com legumes grelhados e hommus.

Faz Bem Casa Vegana (407 norte) – têm várias opçõs de hamburgueres, hot dog e comida servida no buffet na hora do almoço. Também contam com milk shakes de leites vegetais variados e têm uma pequena mercearia pra comprar produtos veganos – inclusive ração para cães.

Gastroteca (Jardim Botânico) – no almoço servem opção de prato feito (PF) vegano, e após às 16h têm lanches veganos, inclusive milk shake.

Ha! Hamburgueria (Sudoeste) – hamburgueria 100% sem glúten, tem hambuguer vegano com queijo da Superbom.

nobo! Johnnie Burguer (Asa Sul, Sudoeste e Águas Claras) – opção de hambúrguer de berinjela vegano e o hambúrguer de grão de bico vira vegano se tirar o queijo 😉

Lavi – Detox for Life (QI 13, Lago Sul/quiosque no Aeroporto) – com um cardápio de lanches e de almoço, o Lavi serve refeições/lanches veganos (mas não é 100% vegano) e várias opções de sobremesas raw. Tem sucos prensados a frio e leites veganos para vender.

Madero Steakhouse (vários endereços)  – esta rede de steakhouse tem opção de hamburguer vegetariano “veganizável” (Sem queijos, pedir o molho de palmito sem leite e sem a berinjela empanada).

Maloca (QE 32, Guará II)  – um bar onívoro no Guará que tem quitutes deliciosos para os veganos, como hambúrguer de ervilha, quibe de cenoura e coxinha de jaca.

Max Foods (105 sul)  – o pequeno mercado tem no meio uma “ilha”, que serve lanches. As opções veganas são variadas, como macarrão, moqueca e hambúrguer de feijão. Também vendem várias farinhas e grão a granel, excelente para fazer estoque em casa!

Mr. Fit (Venâncio 3000)  – O mr. Fit tem opção para veganos de sanduíche com burguer de soja ou berinjela! Vale experimentar.

Quintal f/508 (413 norte)  – este café “escondido” da 413 norte agora tem opção para nós veganos: um sanduíche de guacamole defumada em pão de fermentação natural. Funcionam à tarde em dias de semana e têm brunch aos sábados.

Submore (211 sul e 115 norte) – O sanduíche “veggie” é vegano, com hommus e vegetais. É delicioso! Tem opção ovolacto também.

Salgadart (112 norte) – tem opções de salgados veganos, com cogumelos e massa integral. Também vendem congelados!

 Parrilla Madrid (103 sul) – servem um hambúrguer vegano de grão de bico de nome “Vegan Burguer” e também têm batatas fritas com opções de molho vegano.

novo! Pastel de Vento (407 norte) – pastelaria que tem menu de opções veganas!!

novo!  Quiosque do Atleta (Parque da Cidade) – têm opções de salgados veganos e ocasionalmente têm rodízio de comidas veganas (sushi e pizzas, inclusive).

! • The Fifties (Park Shopping, Asa Sul e Pier 21) – fiquem atentos e perguntem sobre o pão, algumas lojas dizem que é vegano e outras não, pode depender do fornecedor. O sanduíche veggie precisa ser veganizado: sempre peço pra tirar o molho – que leva iogurte – e colocar abacate. Já fiz isso até em Uberlândia uma vez e aceitaram tranquilo.

HOT DOG VEGANO

Essa categoria não existia, mas 2017 começou bombando com duas opções deliciosas na cidade.

novidadeCatioro Food (208 norte + novo truck em Águas Claras) – o Catioro surgiu no fim de 2016 e começou a bombar com várias opções, todas exclusivamente veganas!

 Not Dog Foodtruck (913/14 norte) – dos mesmos donos do Apetit Natural, você só pode esperar algo maravilhoso.  O pão é divino e o capricho também. Vale muito a pena conhecer!

Marmitas (e outras entregas)

• Brasileirinho Delivery (Asa Sul, Asa Norte e Guará) – o estabelecimento serve “boxes” de comida tradicional brasileira, com uma linha dedicada totalmente aos veganos: a linha Veganíssimos. Têm opção de estrogonofe de palmito, mexidinho vegano e nhoque de batata doce.

 Mandala Cozinha Afetiva (406 sul) – Fazem marmitas veganas para entrega. Trabalham também com encomendas e produtos para eventos! Veja no facebook.

!Vegan-se (204 norte) – entregam marmitas nos dias úteis (sempre com cardápio variado), têm salgados e pratos congelados para vender pães, queijos e leites vegetais também. Atenção para novo endereço a partir de 12/08/17!

Sorvetes 

novo! Apetitá Gelateria (410 sul) – A Apetitá é a única sorveteria autorizada a vender sorvetes Cairu, que vêm diretamente do Pará. Há 4 sabores veganos por enquanto: açaí, maracujá, taperebá (cajá) e cupuaçu. Eles também oferecem uma banana flambada como opção para acompanhar os sorvetes (recomendo o de açaí) e é delicioso!

Brazilian Ice Cream (301 Sudoeste) – Tem vários sabores veganos. O de frutas vermelhas é maravilhoso e o sabor e a cremosidade são impressionantes. Maracujá é meu favorito!

Café com sorvete (211 norte) – É uma loja pequenina, tem sorvetes veganos, e quiches congeladas veganas (a confirmar a disponibilidade).

lo Voglio (Iguatemi, Boulevard Shopping, 104 sul) – têm vários sorbets de fruta veganos e inclusive chocolate! É imperdível.

novo! Oni Uno – ateliê de gelato (Quadra 103, Sudoeste) – diversas opções para veganos, além de sorbets de frutas também têm chocolate sem leite.

Sorbê (405 norte) – os sorbets de fruta são veganos! Muito gostoso, recomendo o de maracujá. Rola um jardim gostoso pra sentar e apreciar. Ocasionalmente há pistache vegano – mas eu nunca encontrei quando fui lá provar…

Stonia Ice Creamland (405 sul) – têm opções de gelatos sem leite, ainda não provei!

Zagaia (706/7 norte) – opções de gelatos sem leite. Também não provei ainda, mas irei quando voltar de viagem!

Encomendas e eventos

Buriti Zen  (facebook) – cozinha vegana orgânica. Fazem almoço com cardápio variado toda semana. Oferecem cursos, consultorias e fazem encomenda para eventos e festas.

 Confeitaria da Vovó Maura (facebook) – a confeitaria faz encomendas de comida vegana para eventos e festas: salgados, sanduíches, tortas, bolos recheados, cupcakes e mais. Não utilizam nenhum ingrediente animal, soja, glúten, tubérculos e leguminosas. O mais interessante é que atendem até 35 restrições alimentares!

 Corbucci Gastronomia Vegana (facebook) – Personal chef para refeições diárias ou eventos, aulas particulares de culinária, consultorias veganas para restaurante.

Fio de Azeite (facebook) – encomendas de produtos veganos para festas, eventos e para o dia a dia. Já comi o quibe deles em um show e amei! Entregam em todo o DF! Recomendo.

 Mandala Cozinha Afetiva (406 sul) – Fazem marmitas veganas para entrega. Trabalham também com encomendas e produtos para eventos! Veja no facebook.

Panelô – Culinária Vegana (facebook) – trabalham com pratos prontos, encomendas e eventos, aulas em grupo e individuais e serviço de personal chef.

! • Renata Dias Cozinha Vegana  (facebook) – A comida dela é deliciosa, fiz um vlog em um brunch que ela ofereceu: veja aqui. Costuma oferecer brunchs veganos com frequência, fique atento/a ao facebook. De quinta-feira a domingo você encontra os produtos da Renata nas cafeterias Maria Amélia (asa norte, asa sul e Jardim Botânico. Vide acima)

Armazém e produtos industrializados

Faz Bem Casa Vegana (407 norte) – é o ponto mais fácil de achar queijos industrializados. Têm diversas proteínas veganas, vitaminas industrializadas e outros produtos como levedura de cerveja.

novo! Granela (108 norte) – loja de produtos naturais e low carb, com muitas opções de produtos a granel e muuuitos produtos veganos, tanto de armazém quanto “frescos”, como queijos, iogurtes e nutella sem nenhum ingrediente de origem animal. Priorizam os produtores locais. Vale muito a visita!!

Nutriform (Boulevard Shopping) – a loja é um ponto de venda de produtos veganos para esportistas, especialmente da proteína nacional VeganWay

 Vegano Açougue e Restaurante (Setor Leste Industrial, Gama) – Há diversas opções de produtos caseiros e industrializados, ainda produtos sob encomenda e buffet diariamente. É o local onde encontro queijo da Superbom mais barato (R$25,80).  Não abrem aos sábados. (fechou!!!)

Conto com as sugestões para manter o post sempre atualizado!