Hoje é segunda sem carne e tem uma receita deliciosa, que pode ser usada de diversas formas! Eu adoro hamburgeres vegetais, porque são uma boa forma de variar a ingestão de nutrientes e são muito gostosinhos.

Depois de provar hamburger de soja, cogumelos, abobrinha, beterraba e outros, o meu preferido com certeza é o de feijão. Eu sou supeita porque amo feijão, ainda mais o preto. Hoje eu trago uma receita simples e deliciosa pra compartilhar com vocês e uma sugestão de consumo também!

RECEITA

1/2 copo de feijão preto
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 colher de chá de cominho
1/2 colher de chá de sal
1/4 de xícara de óleo
2 colheres de sopa de farinha de rosca
pimenta a gosto (eu uso a Tabasco tradicional)

*essa quantidade de massa rende uns 6 hamburgeres grandes ou uns 12-13 pequeninos.

(1) Deixe o feijão de molho por 4 horas. Enxágue-o e cozinhe por 30 minutos na panela de pressão. (2) Coloque em um processador o feijão, a cebola, o alho, o cominho, o sal, a pimenta, o óleo e um pouco da água do cozimento do feijão – vai acrescentando conforme a necessidade para não perder a textura. Ah, e acrescente os temperos do seu gosto também! (3) Despeje a massa em uma vasilha e acrescente 2 colheres de sopa de farinha de rosca para dar textura, e pra ficar mais gostosinho quando coloca na panela. Ela também ajuda a criar ma casquinha crocante. (4) Eu passei eles na frigideira, mas dá pra assar também. (5) Prontíssimo! Olha como eu comi o meu:

Como consumir? Fica muito gostoso comer com guacamole em um sanduíche, pode fazer de acompanhamento para seu almoço, ou fazer como eu fiz hoje: coloca no rap10: pasta de tofu, mini-burgeres de feijão + alface, como nessas duas fotos. Enchi a cara de wraps hoje, e não me arrependo nem um pouco! Hahaha