Hoje com receita de hamburguer, uma comida fácil e rápida que pode ser feita para comer com pães, salada e molho, ou comer junto com o arroz e feijão. Sou adepta das duas práticas!

Hambúrgueres caseiros são deliciosos e você pode temperar do jeitinho que gosta. Já ensinei a fazer hamburguer de feijão aqui. Sempre gosto de reinventar as receitas para que o hamburger seja o mais firme e gostoso possível, porque muitas receitas de hamburguer vegano acabam sendo molengas e esquisitos. Preparem-se para conhecer a minha receita de um hamburger com uma textura sensacional, delicioso e crocante.

RECEITA

Esta receita rende 12 hamburgueres médios, podendo ser congelados.

ingredientes
1 tofu firme (250g)
1 cenoura
1 abobrinha
1 cebola
4 ou 5 colheres de farinha (de trigo ou arroz)
2 colheres de sopa de shoyu
cogumelos
cheiro verde
sal a gosto

como fazer: (1) comece escorrendo a água do tofu. coloque-o em uma vasilha e amasse-o com um garfo. (2) rale a cenoura, a abobrinha e a cebola na vasilha do tofu. (3) misture os ingredientes e adicione shoyu para salgar. (4)  Nesta receita, usei cogumelos Paris cortados em fatias, acho que o shitake fica bom também. (5) Adicione farinha à sua mistura: de trigo ou de arroz, se quiser uma versão sem glúten. Coloque aos poucos a farinha e veja como está a textura. Se começar a ficar muito seca, pare de adicionar. A quantidade ideal para essa receita foi de 5 colheres de sopa de farinha de arroz, pra mim. (6) Adicione os cogumelos, o cheiro verde picado e sal, a seu gosto. (7) Modele hambúrgueres com a sua mão e coloque-os em uma frigideira antiaderente. Se desejar, congele alguns para depois. Podem ficar no freezer por 3 meses.

O tofu tem uma textura muito boa para hamburgueres, do jeitinho que eu gosto. Dá pra variar os temperos de acordo com seu gosto e os vegetais ralados também. Experimentem essa receita, é de dar água na boca!