Cuidar dos pinceis de maquiagem é tão importante quanto o ritual diário de beleza. Se você usa maquiagem todo dia – ou quase todos os dias da semana – o cuidado precisa ser redobrado. É interessante pensar em um local seco e limpo para guardar os pinceis, para protegê-los.

higienizando pinceis de maquiagem

Todos os meus pinceis têm cerdas sintéticas, ou seja, são veganos. Cuidar deles é quase um ritual pra mim, porque bons pinceis fazem a diferença em uma maquiagem – apesar de eu adorar usar os dedos, hehehe – mas gosto de manter os pinceis limpos porque um pincel com produto acumulado não faz um bom trabalho.

Costumo limpar meus pinceis a cada mês ou a cada 45 dias, depende do uso. Eu tenho a pele sensível, que reage se qualquer coisinha a desagrada – um pouco intolerante, sabe? Chatinho mesmo haha. Mas ela também é seca, o que acaba balanceando porque não deixa resíduos nos pinceis. Se você tem a pele oleosa, especialmente com tendência à acne, talvez a higienização deva ser feita com menos tempo de intervalo, dependendo da frequência de uso dos pinceis e da quantidade de pinceis que você tem.

shampoo granado para lavar pinceis

O produto que eu uso para limpar os pinceis é o shampoo de bebês da Granado, que é cruelty-free. Gosto bastante dele porque o cheirinho é suave e com pouco produto ele faz um trabalho excelente!

COMO LAVAR

O meu procedimento é o seguinte: separo os pinceis por tipo de uso, pra facilitar. Coloco uma gota de shampoo na palma da mão e umedeço o pincel com um pouco de água. Depois disso, faço movimentos circulares com o pincel na minha mão. Depois espremo as cerdas para sair o excesso de produto e enxáguo o sabão com água. É importante não encharcar demais o pincel e nem deixar muita água encostar na parte onde os pelos do pincel estão presos.

lavando pinceis de maquiagem

Algumas pessoas têm tapetinhos de borracha pra esfregar os pinceis, o que deve ser ótimo! Mas não é necessário, é perfeitamente possível usar apenas as mãos. Bom, depois de higienizar o pincel e retirar toda a maquiagem dos pêlos, eu seco todos eles com uma toalha limpa, pra tirar todo o excesso de água.

Por último, eu deixo os pinceis na posição diagonal, apoiados em um objeto, em cima de uma toalha para que possam secar completamente e evitar que qualquer umidade seja armazenada perto da base dos pinceis.

pinceis de maquiagem cruelty free

Pra fechar, algumas das marcas dos meus pinceis, que são todos cruelty-free e veganos: Quem Disse, Berenice?, Natura, Real Thecniques, The Beauty Box… Tem várias no mercado, é só procurar. Recomendo todos esses da foto.