Finalmente consegui voltar com os posts de Segunda Sem Carne! Toda semana coloco uma receita vegana aqui para fortalecer o movimento e compartilhar coisas gostosas com vocês. Hoje vou falar de uma receita que eu faço há muitos anos, mesmo antes de pensar em virar vegetariana. Nem acredito que eu ainda não publiquei aqui no blog, é uma das minhas receitas de “comfort food”, sempre me sinto bem quando eu como e é uma maravilha!

Essa receita é bastante versátil, aqui em casa a gente faz a versão de inhame da mesma forma. É fácil, barata, nutritiva e simples.

INGREDIENTES

1/2 abóbora cabotiá
3/4 de xícara de triguilho (trigo para kibe)
1 cebola
1 dente de alho
sal a gosto
azeite para untar

COMO FAZER: (1) Começo cozinhando a abóbora na panela de pressão, porque vai mais rápido. A cabotiá é a minha preferida porque amo o sabor docinho dela… Deixo aproximadamente 7-8 minutos pra ela ficar bem macia. (2) Tirando da pressão, deixo esfriar um pouco e tiro as sementes e a casca. Amasso um pouco com o garfo para refogar. (3)  Coloco 3/4 de xícara de triguilho em uma vasilha e em seguida despejo água fervente sobre ele – só o suficiente pra cobrir. Se colocar demais, ele fica muito mole. Eu não gosto, prefiro ele mais sequinho. (4) Depois corto a cebola em quadradinhos e coloco no fogo. Em seguida, uso um dente de alho (grande, se for pequeno, uso 2) e pico pra colocar na panela. Algumas pessoas não gostam da textura da cebola, então ralar direto na panela pode ser uma boa. Jogue a abóbora na panela e coloque sal a seu gosto. (5) Junte a abóbora refogada com o triguilho e prove. Se precisar, corrija o sal. (6) Coloque em um refratário untado com azeite e leve ao forno médio por aproximadamente 20 minutos pra secar. (7) Está pronto o kibe: é um excelente acompanhamento pro almoço, mas também gosto de comê-lo sozinho com azeite e limão. Fica delicioso!

Espero que vocês curtam a receita e façam também! Na verdade, já comi muitos quibes de abóbora por aí, mas o meu é com certeza o meu preferido. Sem segredos, super facinho e gostoso demais!