Já falei algumas vezes aqui no blog sobre meu processo de cidadania na Itália. Sou descendente direta de italianos e tenho direito jure sanguinis, assim como cerca de 8 milhões de brasileiros. Porém, as filas nos consulados e embaixadas são muito longas no Brasil, podendo levar entre 2 anos (no Rio de Janeiro) a 12 anos (em São Paulo) para conseguir seu direito reconhecido.

Decidi no começo de 2017 vir com meu irmão, que tem o desejo de imigrar, fazer o processo em solo italiano, que pode levar de 1 a 3 meses – se estendendo até 6 meses, dependendo do caso. Nós fizemos o processo com assessoria desde o Brasil e nossa cidadania ficou pronta 2 meses depois que chegamos na Itália. Nesse meio tempo, conheci várias cidades no norte – perto de Bergamo, onde morei – mas a maior parte do tempo consistia em uma rotina bem tranquila.

Decidi fazer um vlog dessa rotina para vocês, pra mostrar uma vida pacata de espera de cidadania, hehehe. Era bem gostoso, sei que sentirei falta desses dias. A Itália tem um certo aconchego, e muitas facilidades e proximidades com o Brasil. O vídeo pode ser visto clicando nesse link ou abaixo:

Por lá eu pude fazer vários amigos, comer bastante comida boa – e vegana! – curtir algumas viagens, dias de muito sol e calor e aprendi italiano: além de ter estudado sozinha, fiz 5 semanas de um curso de conversação que ajudou muito.

Pretendo escrever mais sobre os documentos necessários para o processo e como foram nossos procedimentos e feitos desde que chegamos na Itália, tudo que aconteceu para sair nossa identidade italiana. Já falei um pouco sobre as semelhanças e diferenças do processo que acontece no Brasil ou na Itália para ter a cidadania reconhecida.

Enquanto o post sobre os procedimentos não fica pronto, deixo vocês com outro vídeo sobre curiosidades e perguntas respondidas sobre este país que me acolheu tão bem nos últimos meses!

Espero que gostem dos vídeos e que tenham esclarecido algumas curiosidades e perguntas que vocês têm em mente! Qualquer coisa, pode me perguntar por aqui ou nas minhas redes sociais.

Vou me organizar para o post sobre o processo desde a entrada na Itália até a saída do nascimento e carteira de identidade sair o mais rápido possível, porque sei que tem muita gente procurando sobre o assunto!