Hoje a receita vai ser de um prato típico revisitado. O que eu mais amo sobre ser vegana é poder refazer, “re-imaginar” e recriar pratos que já existem, das mais variadas formas. Essa ideia de moqueca vegana já é feita em várias versões: com banana, de palmito… Mas a de caju é especial. O caju é uma fruta nacional que é tudo de bom: o suco é uma delícia e a castanha tem um sabor suave incomparável – dá um dos leites vegetais mais gostosos! – e também tem uma polpa rica em vitamina C e outros nutrientes.

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INGREDIENTES

6 cajus pequenos
1 cebola (a roxa fica mais suave e colorida)
1/2 pimentão vermelho (ou 1 pequeno)
2 tomates médios
100 ml de leite de coco
pimenta a gosto
cheiro verde
azeite
sal
opcional: azeite de dendê e óleo de coco. Usar batata também ajuda a “encorpar” a receita.

COMO FAZER: (1) Comece fazendo furos no caju com um palito ou uma faca fina. Esprema para sair o excesso de suco. Em seguida, corte em fatias de aproximadamente 1cm. (2) Corte o pimentão, a cebola e os tomates. Comece refogando a cebola na panela. Você pode usar azeite “normal” ou dendê (não tinha em casa). O óleo de coco também dá um sabor especial. (3) Quando estiver transparente, adicione os outros dois vegetais picados. (4) Em seguida, adicione o caju. Não precisa mexer muito. Coloque sal a gosto. Se precisar, adicione mais óleo/azeite. (5) Deixe os vegetais bem misturados para pegarem os sabores uns dos outros. (6) Eles soltam bastante água, então não precisa adicionar muito durante o cozimento. Se precisar, adicione água quente aos poucos. (7) Adicione cheiro verde. (8) Por último, adicione leite de coco (pode ser industrializado ou pode ser coco in natura batido com água morna). (9) Pronto! Só saborear.

Servido com arroz branco fica uma delícia. Essa receita serve 3 a 4 pessoas.

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Espero que gostem e feliz Segunda Sem Carne!