Eu sempre tive preconceito com vitamina de abacate. Nunca gostei da textura e nem da fruta com açúcar, sempre achei “pesado”. Foi na guacamole que eu encontrei uma paixão verdadeira por ela.

Mas quando eu provei um mousse de chocolate feito com abacate, fiquei abismada. Desconstruí tudo que havia pensado sobre a fruta antes. O primeiro mousse que comi foi feito com mel – eu ainda não era vegana – e depois disso eu tentei fazer várias receitas até que uma delas deu verdadeiramente certo. E vou mostrar pra vocês aqui no Segunda Sem Carne no blog!

INGREDIENTES

1 abacate manteiga (bem) maduro
1 barra de chocolate vegano *
um punhado de amêndoas
2 colheres de sopa de melado **

* se a sua barra tiver menos que 100g de chocolate, recomendo colocar um pouquinho de outra barra ou adicionar 1 colher de sobremesa de cacau em pó. fica mais gostoso!
** o melado depende do seu gosto. Eu usei chocolate 70% e pouco melado porque prefiro o mousse um pouco mais amargo.

como fazer: (1) seu abacate tem que estar beeem maduro. bem macio ao toque. eu escolhi o abacate-manteiga porque ele é mais gostoso e a textura mais macia. abra o abacate, remova a semente e coloque o conteúdo no liquidificador. (2) leve o chocolate ao fogo em banho-maria, para derreter. (3) quando o chocolate estiver líquido, coloque no liquidificador junto com as amêndoas e o melado. (4) bata beeemmm. Bem mesmo! Até ficar bem cremoso. Prove e veja se precisa de mais chocolate ou melado e ajuste ao seu gosto. (5) Coloque em uma vasilha, enfeite com amêndoas/nozes/castanhas e leve à geladeira por pelo menos 1h antes de servir.

A receita está gravada em vídeo aqui abaixo, no canal. Pode clicar aquiaqui pra ver também.