Eu sempre gostei de fazer bolo, desde novinha. Passei anos fazendo bolo de cenoura, depois tive uma fase de fazer cupcakes e passei um tempão fazendo os tipos mais variados, deve ter durando uns 2 anos, haha.

Esses dias eu estava com desejo de comer bolo de chocolate e encontrei uma receita vegana bem promissora, do blog Loving it vegan (gringo). Decidi experimentar e eu juro pra vocês que é o melhor bolo de chocolate que eu já fiz. 

— INGREDIENTES —

  • 1 1/2  (190g)  xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara (200g) de açúcar
  • ½ xícara (60g) de cacau em pó (usei cacau 100% da marca Mãe Terra – mas acho que também pode usar aquele chocolate Dois Frades que todo mundo chama de chocolate Do Padre, hahaha)
  • 1 colher de chá (5g) de fermento em pó
  • ½ colher de chá (3g) de sal
  • 1 xícara (240ml) de leite de soja (ou outro leite vegetal. Eu usei leite de castanha de caju* – receita no fim do post)
  • 2 colheres de chá (10ml) de extrato de baunilha
  • ⅓ xícara (80ml) de óleo vegetal
  • 1 colher de sopa (15ml) de vinagre de maçã
  • 1 Flax Egg (1 colher de sopa de linhaça moída com 3 colheres de sopa de água quente) deixei em inglês porque tem o link dela explicando como faz esse “ovo” com linhaça. Eu substituí linhaça por chia – acho mais gostoso – nas mesmas proporções.

O bolo do blog original é no estilo naked cake, com um recheio coco e cobertura de chocolate (tudo vegano). Eu estou pensando seriamente em fazê-lo dessa forma para o meu aniversário! Então decidi testar essa receita pra ver se dava certo a massa. E deu muitooo certo, está aprovadíssima. A massa é úmida e deliciosa. Se eu fizer mesmo a receita completa pro meu aniversário (dia 08 de novembro, hehe!), venho contar pra vocês.

— MODO DE FAZER —

O bolo é super simples e fácil de fazer: Pré-aqueci o forno em 180ºC e coloquei logo a chia de molho na água quente. Comecei misturando os ingredientes sólidos e misturando bem.

Depois juntei o leite de castanhas e fui batendo o resto com a batedeira enquanto acrescentava o óleo, a baunilha e o “ovo” de chia. Por último, o fermento. Untei uma forma redonda daquelas com um furo no meio e coloquei no forno por 30 minutos. Quando foi esfriando, vi que ele tava com uma casquinha crocante em cima, que eu adoro! Hmmmmmmm!

Essa receita é ótima inclusive pra quem tiver começado a fazer o bolo e não tem ovo na geladeira… (isso já aconteceu comigo incontáveis vezes na vida).

* receita de leite de castanha de caju: deve ser feito com castanhas cruas e sem sal. Coloque 1 xícara de castanhas de molho em 500 ml de água por 8 horas. Retire essa água e complete com mais até dar o volume de 1L. Bata no liquidificador e se quiser pode coar. Mas não precisa porque o resíduo desse leite é mais fininho que o dos outros leites de castanhas (eu deixei sem coar, sempre mexendo bem quando ia tomar).

Espero que vocês façam essa receita, mesmo! É fácil, simples… E o resultado é surpreendente. Aproveitem!