omelete de grão de bico

A receita de hoje é vegana e inaugura um tipo novo de post aqui no blog: costumo postar receiras vegetarianas e veganas, e pensei: por que não ajudar a fotalecer o movimento Segunda Sem Carne? Eu vivo há muitas segundas sem carne (hehe), mas vários amigos e leitoras me perguntam de vez em quando dicas para parar de comer carne e receitas.

Então aqui vamos nós em uma receita sem carne e sem ovos: o omelete de grão de bico! É incrivelmente parecido com um omelete, rico em proteínas e muito sabor.

Ingredientes

3/4 xícara de farinha de grão de bico
3/4 xícara de água
1 pitada de sal
opcional: cheiro verde e linhaça a gosto

omelete vegano no fogo

MODO DE FAZER

Esse omelete é incrivelmente rápido e fácil de fazer. Tudo que você precisa é juntar a farinha de grão de bico (não anda tão difícil de encontrar, mas você pode fazer a partir do grão de bico seco* também) com água e temperar no seu gosto. Colocar chia ou linhaça ajuda no ponto – mas não precisa. Coloque numa frigideira antiaderente, tampe para ajudar a cozinhar e vire quando desgrudar. Depois coloque seu recheio! Fiz a receita um pouquinho diferente da foto no vídeo para o Desafio Méliuz de Culinária, refoguei cebola antes de colocar a massa na panela e ficou uma delícia!

*basta deixar o grão de bico de molho por doze horas, jogar a água do molho fora e bater com água nova no liquidificador com um pouco de farinha de trigo ou de aveia.

Quem quiser pode me ver cozinhando a receita aí embaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=4En8Ml0TL7Y

SUGESTÃO DE RECHEIOS: Na foto aqui do blog, o recheio escolhido foi taioba, uma folha muito parecida com couve. Também fica uma delícia com espinafre ou cogumelos, como no vídeo. Usei os cogumelos Paris e Shimeji. Delícia!

A textura desse “omelete” é incrível e o sabor é surpreendente! E se vocês tentaram fazer, vão se surpreender também em como é fácil. Depois que descobri essa maravilha, comi vários dias seguidos no almoço, com os mais diversos acompanhamentos!

segunda sem carne

Espero que aproveitem a dica e que tenha ajudado pessoas que estão procurando diminuir seu consumo de proteína animal. Boa segunda sem carne pra nós!