Ultimamente tenho sentido um grande impulso das pessoas ao meu redor em realizar mais coisas, ir atrás do que quer de verdade – aquela voz que vem do coração e sempre persiste em falar com você. Eu mesma tenho sentido esse ímpeto, depois de passar por um ano que me desestruturou em 2016 e um ano que me proporcionou uma grande jornada de auto-conhecimento em 2017.

Agora sinto que é hora de colocar a mão na massa e concretizar o que eu almejo. Fiz um painel de visualizações construído a partir de um mapa mental que desenhei com meus sonhos, objetivos, habilidades, ferramentas e “nuvem de palavras/conceitos” para que eu pudesse ter uma noção real do que quero de verdade. A beleza disso é que cada pessoa é um conjunto de características maravilhosas e cada mapa e cada painel vai ser diferente sempre!

Eu considero importante estarmos alinhados com nossos ideais, saber o que nos faz feliz, o lugar onde estamos nas nossas vidas e o lugar onde gostaríamos de estar. É importante agradecer por tudo que há no presente e reconhecer as inúmeras bênçãos que já temos em vez de amaldiçoar tudo que nos rodeia e desejar algo completamente diferente. Está tudo bem: você é um ser maravilhoso e tem toda a capacidade de ir atrás do que quer, e nada é tão ruim quanto parece agora… acalme seu coração.

O que eu mais gosto de fazer o painel de visualização é que o processo de fazê-lo clareia muito as coisas na nossa mente. Com a vida corrida no dia-a-dia, a tendência é a gente ir fazendo as coisas mais urgentes, negligenciando pequenas coisas e suprimindo nossos desejos reais em prol da “realidade” que nos cerca, que muitas vezes é criada por nós numa ilusão de que só aquilo é possível pra você. A verdade é que temos muitas crenças limitantes que repetimos todos os dias que nos impedem de realizar muita coisa. Eu me prendi a elas por muito tempo nos últimos 2 anos e sinto que só agora estou conseguindo dissolvê-las e liberá-las. A ideia é: pare de fazer mais do mesmo e conquiste o que você quer!

Tenho lido inúmeros livros que falam sobre essa busca maior que temos em nossas vidas, a importância de agradecer pelo que nos cerca e de almejar coisas maiores. Todos nós temos grandes intenções, e podemos começar agora a dar pequenos passos em direção ao futuro mais lindo que ousamos imaginar.

O que é mais legal pra mim disso tudo é curtir o processo. Pegar um tempo reservado para você, concentrar no que faz o seu coração cantar, escrever bastante, refletir sobre seu lugar no mundo, suas habilidades e ferramentas atuais – e as que precisa desenvolver – colocar uma música boa pra tocar, procurar imagens que te provoquem bons sentimentos, frases que te motivem e te deixem de bom humor… só de tirar uma tarde pra isso, você já começa a se sentir muito mais motivação para transformar o que quer em realidade.

Faça votos de confiança com você mesmo e saiba que tudo o que você quer, você vai conseguir. Mas entenda que fazendo mais do mesmo, não tem como você ter resultados diferentes. É preciso mudar padrões de pensamento e comportamento para finalmente mudarmos nossa realidade. Cuide de si, da sua saúde mental: faça terapia, sessões de coach, meditação e o que mais precisar para se alinhar com sua essência… e o mais importante: não persiga os sonhos alheios. Os seus sonhos são seus e estão aí para serem alcançados.

Por último: deixe o painel onde você vai ver com frequência. É essencial que você volte a ele inúmeras vezes para se inspirar, se motivar, se lembrar do que você quer e o que te faz feliz de verdade. Pode ser super importante pra te lembrar de tomar pequenos passos e atitudes no seu dia a dia que vão te levar muito mais longe do que você imagina.