Decidi fazer algo diferente e experimentar receitas com o mínimo de ingredientes possível. Como eu não tenho uma cozinha muito sofisticada aqui na Itália, não faço nada que precise de parafernália como liquidificador ou processador.

Também tenho procurado fazer receitas com menos ingredientes porque se eu comprar muitos ingredientes diferentes, vou usar pouco de cada um e vão acabar estragando ou sobrando. Dito isso, estava com muito desejo de panquecas mas não queria fazer as tradicionais com farinha de trigo. Então aproveitei que eu havia comprado aveia pra fazer mingau e fiz uma receita de panquecas de aveia que deram muito certo!

Elas ficaram fofinhas, macias, gostosas e doces na medida certa. Excelente pra comer com frutas, geleias, caldas e com qualquer outra coisa que você quiser incrementar. Elas não são como nenhuma outra receita de panquecas que eu já fiz. Mas são simples e fáceis de fazer, prometo.

A receita que fiz é resultado de algumas experiências. Tentei de várias formas fazer receitas diferentes e estava queimando as panquecas porque a massa estava muito mole ou não tava ficando muito gostoso. Então cheguei nessa aqui que deu super certo (acho que o modo de fazer também foi importante!). Rende cerca de 5 panquecas médias, como as da foto. Quando quero fazer pra outras pessoas ou estou com mais fome, dobro a receita.

INGREDIENTES

1/3 de xícara de farinha de aveia
1/3 de xícara de leite vegetal, eu usei de arroz (pode usar água também)
1 colher de sopa de suco de limão
1 colher de chá de chia (pode ser linhaça)
1 colher de chá de açúcar (pode ser agave)
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal

MODO DE FAZER: (1) Comece colocando a chia na água ou no leite. (2) Em seguida, adicione o suco de limão no leite, se usar leite vegetal. Deixe descansar alguns minutos. A acidez do limão, assim como o vinagre usado em certas receitas de bolo, ajuda na maciez da massa. (3) Junte o açúcar, o fermento e o sal à farinha e misture. Adicione os ingredientes molhados. (4) Misture bem a massa e deixe descansar por 5 minutos antes de começar a colocar as panquecas na panela. (5) Pincele óleo sobre uma frigideira e ligue o fogo. Deixe esquentar antes de colocar a massa. (6) Com uma concha, leve a massa à panela e deixe-a espalhar a partir do ponto que colocou. Não coloque muita massa porque se ficar muito “gordinha”, pode ficar crua dentro. Eu prefiro panquecas mais fininhas. (7) Com o auxílio de uma espátula, verifique se a panqueca está ficando pronta circundando-a. Quando desgrudar, vire do outro lado e deixe 2 minutinhos até dourar.

COMO SERVIR

Eu considero a forma de fazer essencial para panquecas de sucesso, hahaha. Essa forma que descrevi deixa as panquecas com uma textura excelente e muito boa pra fazer as torres que eu adoro. Não ficaram perfeitamente redondas, mas ficaram excelentes no sabor.

Eu gosto de servir com pasta de amendoim e geleia – se possível, sem açúcar. Também gosto de colocar frutas como morango, mirtilo e amoras. Outra fruta que combina muito e fica deliciosa com panquecas é banana. Não usei nenhuma calda mas pode adoçar ainda mais e servir com agave ou xarope de bordo (maple syrup). No meu caso, eu intercalei as panquecas com pasta de amendoim e geleia, fiz uma torre e enfeitei com frutas!

Essas panquecas são ricas em fibras e gorduras boas. Um excelente café da manhã pra começar o dia de bom humor – elas sempre me deixam feliz. Espero que gostam e reproduzam a receita! Se o fizerem, me marquem no instagram pra eu ver 😉 meu usuário é @_luisaferrari.