Minha receita preferida para o lanche da tarde definitivamente é essa de pão sem queijo. É super simples e fácil de fazer, além de deliciosa e vegana <3

Não sou mineira mas o sangue é forte, então eu amo um pão de queijo com café. Descobri essa receita há um tempinho e acho que combina tanto com esse friozinho que resolvi compartilhar com vocês!

Ingredientes:

  • 500g de batatas (pode ser batata doce ou batata barôa)
  • 500g de polvilho azedo (pode ser metade polvilho doce/ metade azedo)
  • 150 ml de azeite
  • 2 colheres (sopa) de sal
  • 3 colheres (sopa) de chia
  • água enquanto baste

Começo cozinhando a mandioquinha no vapor até ficar mole e amasso bem. Depois junto a chia, o azeite e o sal e misturo tudo. Vou alternando entre o polvilho azedo e a água. Não tem uma quantidade certa de água, mas deve dar mais ou menos uns 300ml. Eu misturo tudo com as mãos e acrescento água até desgrudar dos dedos e ficar bom pra começar a fazer bolinhas. 

Asse em forno de 200~220ºC por mais ou menos 30 minutos (até ficar douradinho).

A combinação do polvilho azedo com a mandioquinha (que eu amo demais, diga-se de passagem), fica bem parecido com pão de queijo e todo mundo que sente o cheiro assando jura que é o pão de queijo tradicional! Eu particularmente acho até mais gostoso. Vocês definitivamente não vão se arrepender se tentarem a receita.

Aliás, receita super nutritiva! A chia e o azeite deixam os pãezinhos leves e cheios de nutrientes. Vale a pena demais! Espero que vocês gostem!

ATUALIZAÇÃO: tinha esquecido de acrescentar: essa receita rende MUITO, então pode diminuir se quiser fazer menos pão sem queijo ou pode congelar. Costumo fazer todas as bolinhas e congelar um montão pra ir fazendo no lanche. Só tirar do congelador direito pro forno.