A vida tem dessas coisas: você planeja tudo e no final não dá certo, mas deu muito mais certo do que teria dado o seu planejamento, sabe? Hahaha pensamento profundo pra contar uma historinha sobre o Parque Nacional do Fim do Mundo.

Na viagem, pretendíamos conhecer o Trem do Fim do Mundo, que entra em um pedacinho do Parque do Fim do Mundo e faz um passeio lindo, parte do que os prisioneiros de Ushuaia faziam quando precisavam cortar lenha. Este trem é uma das maiores atrações turísiticas da cidade e é o trem mais austral do mundo. Pedimos então ao taxista que nos levasse ao trem.

TREM DO FIM DO MUNDO

O trem percorre somente oito dos 25km da rota original. Passa por um pequenino pedaço do Parque Nacional e custa quase R$100 ($290 pesos) por pessoa. O taxista propôs de nos levar para dentro do Parque Nacional por um preço muito mais baixo e veríamos como o Parque é por dentro, algo que só deve ser feito com um motorista experiente e só é possível de carro.

Acabamos aceitando a proposta dele e não fomos no trem. Lembrei que vi várias avaliações ruins na internet, muita gente falando que o preço do trem não vale o que oferece, que se arrependeu de ter ido. Há muitas avaliações positivas também, e por isso queríamos muito visitar o trem, nem consideramos o Parque de primeira. Olhando para trás: eu não me arrependo e NÃO iria no trem.

Para quem pretende visitar Ushuaia no inverno: se der a mesma sorte que nós de um motorista paciente e tranquilo, visite o Parque. É lindo demais e vale muuuuuuiiitooo a pena. Foi a paisagem mais linda e serena que eu já vi na vida.

SAM_1778

MONTAGEM PARQUE NACIONAL 2

SAM_1845

SAM_1866

Este parque está localizado a menos de 15 minutos do Centro de Ushuaia (11km) e a entrada foi de graça. Foi maravilhoso em agosto e deve ser lindo também no verão. Andei vendo fotos dele na na internet nesta estação e definitivamente vale a pena visitá-lo, não importa a estação que você vá!

Resumindo: se tiver que escolher, vá ao Parque e não vá ao trem. Se puder, vá aos dois.

Outros posts sobre Ushuaia: Viagem ao Fim do Mundo (parte 1), Viagem ao Fim do Mundo (parte 2) e Passeio no Canal do Beagle (Ushuaia).

Beijos!