Há muitos anos, tivemos tradição de fazer almoços práticos de um prato só com um arroz de camadas que a minha mãe aprendeu na época da faculdade com algumas colegas do curso de Nutrição. É um prato único, que tem vários nutrientes: proteínas, carboidratos, vitaminas… Mas a receita original levava carne.

Trago para vocês a versão vegana desse arroz, super fácil e rápido de fazer. É de comer sem parar!

INGREDIENTES

2 xícaras de arroz branco (pode mudar pra integral para mais fibras)
1 cenoura grande ou 2 pequenas
1 lata de ervilhas
100g de cogumelos da sua escolha (o meu preferido é o Paris, mas já usei a versão em conserva, champignon, e fica ótimo!)
bananas da terra ou São Tomé (são menos doces)
Alho para refogar
Sal a gosto
Azeite

Não tem segredo nenhum: (1) Comece cortando as bananas em fatias. Unte uma forma e leve-as ao forno médio até ficarem douradas. Enquanto estão no forno, prossiga com as outras partes da receita. Elas também podem ser fritas, mas no forno é mais saudável, né? hehe (2) Coloque o arroz para cozinhar, como faz normalmente. (3) Rale a cenoura e pique os cogumelos. Refogue-os separadamente, com alho e azeite, para dar um gostinho. Se quiser, acrescente shoyu nos cogumelos). (4) Quando o arroz estiver pronto, unte uma vasilha grande com azeite ou margarina e coloque uma camada de arroz. Em seguida, acrescente a cenoura. Coloque um pouquinho de arroz no meio, sem preencher toda uma camada, só para misturar. (5) Escorra as ervilhas e coloque-as na próxima camada. Faça o mesmo procedimento, coloque um pouco de arroz entre as camadas mas não muito. A maior quantidade de arroz fica por cima e por baixo de tudo. (6) A próxima camada é de cogumelos. Acrescente-os e finalmente cubra com o arroz que restou. Tire as bananas do forno e coloque-as por cima. (7) Leve a forno médio (200ºC) para que cada alimento pegue mais sabor. Deixe cerca de 10 minutos, retire do forno e sirva!

Dica: a receita também é excelente para usar de marmita, congelada ou resfriada.