A receita de hoje é especial. Eu queria fazer uma comida vegana em vídeo para comemorar os 10 mil inscritos no canal. Acabei me enrolando com as coisas da vida e o canal chegou a 11 mil inscritos (!!!). Decidi fazer algo bem gostoso e diferente pra comemorar: um queijo sem nenhum ingrediente de origem animal.

A receita é simples e fácil. Os ingredientes são relativamente fáceis de achar e o processo de fazer muito tranquilo! O resultado é fantástico: um queijinho lindo e que derrete quando é levado ao forno ou à sanduicheira. Claro que não fica “puxento” como uma mussarela, mas derrete um pouquinho e fica delicioso. Essa receita rende 2 queijos pequenos ou um grande. Pode cortar pela metade e fazer um pequenino!

INGREDIENTES

1 xícara de castanhas de caju cruas (deixar de molho 8h)
1 colher de chá de manjericão seco
1 colher de chá de orégano
2 colheres de chá de sal
3 colheres de chá de amido de milho
1 dente de alho (opcional)
1 colher de chá de melado
1 xícara de água

Pode aumentar as quantidades de tempero ou mudar de acordo com seu gosto. Bater tudo no liquidificador até ficar bem misturado. Em seguida, coloque em uma panela:

1 xícara de água
3 colheres de chá de ágar-ágar

Ligue a panela e mexa um pouco. Em seguida, acrescente a “massa da castanha”. Mexa até ferver e sair do fundo da panela. Ele começa a borbulhar e fica com uma textura bem mais durinha, mas não muito. Unte uma vasilha – ou duas pequenas – com óleo de cozinha ou azeite, e coloque a massa. Refrigere por no mínimo 2h.

Vejam a receita no vídeo abaixo ou clicando aqui.