Eu amo hommus. Se pudesse viver de apenas uma pasta para todo o sempre, escolheria essa com certeza. E não olharia para trás! O hommus tahine feito tradicionalmente com grão de bico é um alimento muito completo porque contém carboidratos, gorduras, cálcio, proteínas e outros inúmeros nutrientes. Sem contar que é gostoso pra caramba, né?

Mudei um pouco a perspectiva do hommus quando morei na Itália este ano, porque não tinha liquidificador, processador e quase nenhum utensílio de cozinha pra cozinhar. Então se quisesse comer hommus, eu poderia comprar pronto – que era muito mais caro e poderia ter ingredientes desnecessários – ou comprar as leguminosas e amassá-las no garfo. Fiz com grão de bico mas ele era meio chato de amassar. Foi aí que decidi experimentar com o feijão branco, o feijão mais barato e mais macio que eu conseguia encontrar já pronto em caixinhas.

Decidi tentar fazer o hommus da mesma forma que fazia com grão de bico, mas com o feijão branco. E ficou excelente! Então vim trazer a receita pra vocês. Não tem grandes segredos e não é tão diferente do seu primo original – feito com grão de bico – mas é bem legal pra variar um pouco o cardápio e fica igualmente gostoso.

HOMMUS DE FEIJÃO BRANCO

Ingredientes

1 xícara de feijão branco (ou 1 caixa dele pronto)
2 colheres de sopa de tahine
suco de 1/2 limão
50 ml de água
1 dente de alho
azeite a gosto
sal a gosto

Modo de fazer

Se você usar uma caixa de feijão branco já cozido, coloque-o no processador diretamente para misturar com os outros ingredientes. Caso utilize-o seco, lembre-se de deixar de molho por 12h antes de cozinhar por 30 minutos na panela de pressão. Junte com o tahine, o limão, a água (para ajudar a bater), o alho, o azeite e o sal. Pode ser feito no liquidificador ou qualquer outro utensílio, já que é fácil de ser misturado.

Como servir o hommus? Eu amo comer com vegetais: como cenoura, pepino e abobrinha, por exemplo. É excelente com pães, torradas e principalmente pão sírio. Fica excelente junto com outras pastas em uma festa também, como sugerido aqui e aqui.

Prontinho, só aproveitar!