a mágica da arrumação livro resenha

Nunca leio livros sobre organização, arrumação e temas afins. Mas quando me deparei com este, decidi que precisava ler na hora. Eu o descobri, comprei e li praticamente em 3 dias. Na verdade, ele chegou ao fim antes que eu percebesse! Estava precisando muito de algo que me ajudasse a organizar e desapegar, então serviu como uma luva.

Fiquei sabendo do livro no vídeo abaixo, da Estée Lalonde, em que ela fala sobre como se livrou de centenas de produtos de maquiagem depois de lê-lo. Ela disse que que não usava 80% da sua coleção e na verdade a grande variedade para escolher a estava estressando. A Zoella, blogueira e youtuber inglesa, também falou do livro e sobre como conseguiu destralhar sua casa. O vídeo da Estée é simples e rápido, deem uma olhada:

— O LIVRO —

Antes de tudo, esse livro pra mim é uma verdadeira lição de desapegoÉ um livro fácil de ler e bastante sedutor. Quando a autora propõe seu método, ela fala de “causas universais da bagunça” e deixa de lado as particularidades que outros métodos levam em conta. O mais incrível é que a gente se identifica com casos e situações que ela conta no decorrer do livro! Ela me fez perceber como eu estava acumulando algumas coisas que nunca apreciei de verdade (e agora outras pessoas poderão apreciá-los como merecem).

Depois disso tudo, eu acho que fica mais difícil você comprar algo que não precisa e que não gostou de verdade e você acaba se conhecendo melhor, gastando menos dinheiro e levando a vida mais leve. Eu me pego olhando objetos e produtos de outra forma nas lojas agora: só compro algo porque preciso. Senão, pode ser que simplesmente queira algo, mas porque gostei muito e vou usá-lo de verdade, ou seja, não vai ficar acumulando poeira e ocupando espaço.

— “DESTRALHAR” O AMBIENTE… E A MENTE —

Marie Kondo fala basicamente sobre “destralhar”  a casa. E não apenas isso, mas também sobre desapegar do que está nos prendendo e que mantém uma rotina de bagunça e estresse. Não sei vocês, mas sofro muito com isso principalmente no meu quarto, haha! Posso atestar que se livrar de algumas coisas e organizar as que você ama realmente desobstrui a mente, como ela mesma escreve.

O método KonMari consiste em separar as suas coisas em categorias, reunir todas as “iguais” da casa e ficar somente com o que você ama, descartando o que lhe causa desconforto. Eu já tirei três sacos de roupa do meu armário, me sinto mais leve, estou mais feliz na hora de escolher roupas e até comecei a fazer combinações novas!

— A AUTORA —

A Marie Kondo é uma jovem de nacionalidade japonesa, que tem uma vasta experiência no ramo de organização. Ela fala bastante da própria vida no livro e é interessante ver como ela construiu o seu método baseado na sua história pessoal e em todos os trabalhos que fez com clientes para ajudá-los a destralhar e a organizar.

Marie fala muito da própria história e experiência. Por isso, ela dá alguns conselhos que podem ser meio estranhos, tipo saudar a sua casa e agradecer os objetos sempre que usá-los, mas é um modo legal de reverenciar pequenas coisas do cotidiano e estar mais presente no momento, sabe? Muitas vezes passamos pela vida sem percebê-la propriamente.

Também dá conselhos que muitas vezes são vistos como radicais, como se livrar de livros que você comprou e nunca leu. Se você é como eu, tem sentimentos pelos livros, e isso pode tornar difícil de passá-los para frente. Porém, com certeza tem alguns em minha coleção que podem fazer a fila andar e abrir espaço para outros.

No mais, ela dá boas dicas de organização e fala da ordem da arrumação – comece pelo que tem pouco ou nenhum sentimento e posteriormente para os quais tem mais sentimentos. Assim o tempo de arrumação é otimizado e é menos provável que você pare o processo no meio. 

Recentemente li a frase: “rico não é aquele que tem muito, mas aquele que precisa de pouco”. E tem feito muito sentido pra mim! Achei que casou bem com a proposta de tudo que estou falando aqui.

Concluindo, eu adorei o livro e acho que todo mundo tem que ler pra refletir um pouco, inclusive sobre nossos padrões de consumo modernos. Pretendo ler e reler o livro várias vezes ainda, porque li tão rápido que algumas coisas devem ter escapado. Mas com certeza me ajudou muito e já consegui colocar algumas coisas em práticas. Recomendadíssimo!

5-star-rating

— ONDE ENCONTRAR —

O livro está à venda nas maiores livrarias e é sucesso de venda no mundo todo. Mesmo que não vá seguir todos os conselhos dela à risca, vale muito a pena ler. Comprei a versão e-book na Saraiva e paguei apenas R$13. Compre aqui. A versão impressa é barata também, está em promoção na Saraiva. É só mudar a opção de “livro digital” para “livro físico” embaixo do preço.

Falei sobre o livro e sobre a Estée Lalonde no meu “Favoritos de Agosto“. Clique no link para mais informações! E vocês, o que acham? Gostam do tema de organização, já leram o livro? Vamos conversar!