Há muitas soluções para o resíduo dos leites vegetais. Aprendi a fazer leite de amendoim com o blog Presunto Vegetariano, e é muito simples (e barato!). Compre o amendoim cru, deixe-o de molho por 6 horas, escorra a água, ferva-o por 5 minutos e bata-o com água (1 xícara de amendoim para 3 xícaras de água dá uma concentração boa). Mas o que fazer com o resíduo?

Uma das opções é fazer “ricota” vegana para comer com pão: é uma das coisas mais simples e gostosas para servir e substituir os laticínios. Muita gente pede dicas do que fazer para o café da manhã porque é realmente um momento em que usamos muitos derivados animais. Essa é uma excelente dica! Vou descrever pra vocês de forma bem simples como eu fiz:

RECEITA

É essencial que você ferva o seu amendoim por 5 minutos para não ficar com gosto forte de cru. Bata bastante no liquidificador.

Ao coar o leite do amendoim com o voal, eu não espremi tanto quanto o faria se fosse usar o resíduo para um bolo, por exemplo. Dei uma espremida leve para deixar o resíduo úmido. E usei:

1 1/2 xícara de resíduo de leite de amendoim
suco de 1 limão
2 colheres de sopa de azeite
50 ml do leite de amendoim
Salsinha
+algumas gotas de vinagre (bem pouquinho!)
Sal a gosto

Você pode temperar com o que gostar, cheiro verde, cebolinha, e até esse hortelã que coloquei em cima combinou muito. Basta misturar bastante e provar de acordo com o seu gosto. O que realmente fez diferença pra mim foi usar um pouco do leite que eu tinha usado (cerca de 1 xícara de café pequena), porque ele dá um sabor especial e deixa a textura melhor.

É só isso! Super simples e delicioso! Leve para encontros e festas com seus amigos não-veganos, você vai surpreendê-los. E aproveite muito! Dura 1 semana na geladeira.