Hoje é Segunda Sem Carne, dia de receita vegana aqui no blog! Razão pela qual eu decidi juntar o útil ao agradável e fazer hoje uma receita em vídeo para integrar a maratona da vídeos todos os dias em fevereiro que estou fazendo no meu canal do YouTube. Gravei a receita de um risoto vegano com aspargos e cogumelos e revelei um segredo pra deixar o risoto cremoso e gostoso sem precisar colocar manteiga ou queijo de origem animal.

Antigamente eu só fazia risoto com creme de leite, achando que apenas assim chegaria à textura e sabores ideiais. Depois comecei a fazer apenas com manteiga e obviamente depois de me tornar vegana eu continuo me surpreendendo com as maravilhas da cozinha sem ingredientes de origem animal.

INGREDIENTES

1 xícara de arroz arbóreo (próprio para risoto)
1 xícara de vinho branco
1 cebola
1/2 maço de aspargos
1/2 bandeja de cogumelos Paris
1/2 bandeja de cogumelos Shitake
4 xícaras de Caldo de legumes caseiro*
2 colheres de sopa de óleo de coco
Sementes de girassol tostadas e com sal para servir

*caldo de legumes caseiro: sempre que cortar legumes, guarde as partes que não usar (como cascas de cenoura, pontinhas da abobrinha). Coloque-as em um saquinho e vá guardando no congelador até juntar o suficiente (tipo umas 2 xícaras). Então ferva com 4 xícaras de água por alguns minutos, acrescente sal e coe. Use o caldo para risotos e sopas. Algumas pessoas também batem os legumes para fazer sopa.

O modo de fazer do risoto é bem simples, mostrei em vídeo hoje no canal:

O segredo do risoto é ter paciência. Tem que mexer bastante e não deixar o caldo secar. Vai provando pra ver se o arroz já está ficando mais pronto e adicionando os ingredientes aos poucos.

O óleo de coco foi dica de uma amiga para substituir a manteiga. Não fica com gosto de coco e deixa o risoto cremoso e delicioso! É interessante ter bastante caldo na panela antes de desligar e deixar o risoto descansar alguns minutinhos antes de servir.

Ah! As sementes de girassol dão um toque crocante e delicioso ao risoto, mas podem ser substituídas por qualquer castanha de sua preferência 😉