Os dias de calor estão aqui. Todo esse tempo quente dá sempre vontade de comer salada e é legal ter ideias novas pra variar. Eu gosto de variar entre as folhas para termos mais motivação de comer folhas e mais variedade nos nutrientes a serem ingeridos, por isso fiz uma receita com repolho hoje, que fica ainda mais linda se feita com repolho roxo – que eu não tinha aqui.

É legal adicionar sementes, castanhas e algumas fontes de proteínas, vitaminas e mineiras, e sair daquele tradicional alface-tomate de sempre, porque no calor dá vontade de comer saladas frescas e comida mais fria, então pra mim é essencial viver modificando de acordo com o que tem em casa.

Pra essa salada, usei:

Repolho
Tofu
Cenoura
Amaranto
Gergelim
Gengibre
Shoyu

COMO FAZER: Geralmente, para saladas, eu passo os vegetais no vapor porque o sabor fica melhor e conserva mais nutrientes (não são perdidos na água do cozimento). Então (1) comecei cortando o repolho e colocando no vapor por 5 minutos. (2) Depois o mesmo com a cenoura. (3) O tofu eu gosto de cortar em cubos e deixar “marinando” no shoyu com algumas ervas, tipo orégano, e colocar na airfryer por 10 minutos, que deixa ele crocante por fora e macio por dentro. Dá pra fazer no forno também, mas leva cerca de 30 minutos. (4) Já o amaranto deve ser cozido em água e demora mais tempo – cerca de 20 minutos – e pode ser substituído pela quinoa. (5) O gergelim usado foi o preto, também gosto bastante de usar semente de abóbora! (6) Gengibre e shoyu compuseram o molho: o gengibre foi ralado e deixado um tempinho no shoyu pra pegar bastante o gosto e usei por cima da salada na hora de comer.

O repolho, como eu disse, é uma excelente forma de variar a base de folhas da salada. Ele é rico em fibras, ajuda a abaixar o colesterol ruim e é fonte de vitamina C. A cenoura idem, além de conter vitamina A. O amaranto, que pode ser também quinoa se preferir, é rico em proteínas e minerais como ferro, cálcio e zinco. É sempre bom manter esses grãos na sua dieta porque são muito ricos e gostosos! O gergelim também é fonte de cálcio e dá um gostinho especial junto com o repolho. E por fim, gengibre na salada combina demaaaais com o verão porque refresca, e a gente tá precisando, né?!

Já que falei do gengibre, vou deixar a dica do meu suco preferido dos últimos tempos – que virou até drink aqui em casa com minhas primas nas festividades de fim de ano – melancia com gengibre. Delicioso e saudável, perfeito pro verão.