Eu gosto bastante de comer quinoa com salada, principalmente nos dias quentes. E também me acho procurando receitas “mediterrâneas” de vez em quando. Outro dia, vi no cardápio de um restaurante uma salada grega e resolvi juntar em casa com quinoa pra ver no que dava… E ficou muito bom!

Costumo colocar poucas receitas diferentes de salada por aqui, então vamos começar!

RECEITA

ingredientes

1 pepino japonês
1 tomate pequeno
1 cebola roxa
1/3 de xícara de quinoa branca
azeitonas pretas para decorar
sal a gosto
azeite a gosto
orégano para temperar

Essa receita é bem simples e boba, mas achei que valia a pena compartilhar porque pode dar outra cara pro seu almoço. Vamos lá: (1) comece cozinhando a quinoa por 18 minutos. (2) lave e pique os seus vegetais: o pepino, o tomate e a cebola roxa. Se a azeitona tiver caroço, retire para evitar acidentes. (3) Ferva um caldeirão de água, coloque a cebola em uma peneira e passe água fervendo por ela, para tirar aquele gosto forte. (4) Escorra a quinoa quando terminar de cozinhar e espere que esfrie. (5) Junte todos os vegetais, junto com a quinoa. Coloque azeite à vontade, sal e orégano. O azeite e o orégano dão um gostinho de Mediterrâneo especial na sua salada. (6) Sirva e aproveite!!!

*DICA: fica muito gostosa servida com folhas também: alface americana, rúcula…

A salada grega (os vegetais acompanhados de folhas) muitas vezes é servida para acompanhar pratos de carne, e achei que adicionar a quinoa seria um excelente substituto, já que ela é cheia de proteínas e tem muitos outros benefícios!