Eu nasci e cresci no norte do Paraná, onde existe uma grande comunidade japonesa. Mesmo sendo mineiros, meus pais aprenderam a fazer sushi e eu nem lembro qual foi a primeira vez que comi comida japonesa.

E foi justamente por isso que quando eu decidi virar vegetariana, a última coisa que deixei de comer foi peixe: como eu amava um sashimi! Bom, hoje o peixe – e outros frutos do mar – também estão fora da minha dieta, mas nem por isso eu deixo de comer sushi.

sushi vegetariano

Essa foi a foto que eu postei no meu instagram no domingo, hehe (@_luisaferrari)

Esse domingo foi dia de sushi aqui em casa, por isso decidi fazer um post com dicas de recheios pra quem quer explorar a comida japonesa… sem peixe (conheço muita gente que tem horror de peixe cru e passa longe, então também é uma boa alternativa).

Infelizmente, eu esqueci de tirar fotos do processo do sushi sendo feito (que droga!), mas um dia posso fazer um post ou um vídeo ensinando como preparar o arroz e enrolar o roll! Hoje decidi registrar todos os recheios que usamos.

Anota aí os ingredientes pro recheio: usamos abacate (bem maduro), queijo briecenouraabobrinha (as duas últimas cozidas no vapor), cogumelo shitake (passado na manteiga), banana da terra (cortada em tirinhas e frita) e o pepino japonês. A gente foi variando os recheios e montando diversas combinações diferentes. Daí é só colocar wasabi, molhar no shoyu, e mandar pra dentro!

sushi com vegetais

Se você quiser fazer sushi vegano, basta tirar o queijo brie e dar uma passada do shitake no óleo e temperar um pouquinho com shoyu, sem manteiga. Espero que as ideias tenham sido úteis e que vocês tenham inspirações pra fazer o de vocês também!