Eu sempre gostei de aniversários. Gosto muito de comemorar o meu e o dos outros com comida gostosa e receitas criativas. Foi aniversário da minha cunhada recentemente e eu decidi fazer uma torta doce e fiquei “caraminholando” com a minha mãe sobre como faríamos. Tivemos diversas ideias e fui no mercado atrás dos ingredientes, mas não encontrei o que queria. Então, de última hora, inventamos uma torta dupla: de chocolate com doce de leite, vegana e fácil de fazer.

torta chocolate e doce de leite vegana

A torta tem 3 etapas: a “casquinha”, o recheio de chocolate e a última camada, de doce de leite. O maior trabalho é a paciência, porque cada parte tem o seu tempo, mas é muito simples e não tem dificuldade nenhuma. Vou colocar o modo de fazer de cada etapa separadamente, junto com os ingredientes.

Tempo de preparo: 4 horas no total

INGREDIENTES & MODO DE FAZER

-> Para a massa:
1 pacote de biscoito de maizena
6 colheres (de sopa) de margarina

Como fazer a massa: (1) Certifique-se de que o biscoito de maizena que você está comprando não leva leite, alguns têm escrito “com leite” bem grande no pacote, mas a maioria não costuma ter. (2) A mesma coisa com a margarina, grande parte das margarinas leva leite desnatado na composição, certifique-se de que está comprando uma que não leve. (3) Quebre o pacote inteiro de biscoitos e leve-os ao liquidificador até que virem pó. (4) Misture a margarina aos poucos com as mãos e incorpore-a na massa até que desgrude da sua mão. (5) Pré-aqueça o forno por 5 minutos e estenda a massa em uma forma da sua preferência – eu usei uma de fundo falso. (6) Faça pequenos furos com um garfo na massa para que não crie bolhas. (7) Leve a massa ao forno por 15 minutos.

-> Para o recheio de chocolate:
1 pacote de pudim de chocolate
500 ml de leite vegetal

Como fazer a primeira parte do recheio: (1) Procure no mercado pudins de chocolate que não levem leite na composição. A maioria tem amido de milho para engrossar e não leva leite. Alguns têm embalagem individual e outros são pacotes para 6 porções, na receita usei este último. (2) A embalagem manda misturar leite aos poucos e ir mexendo na panela. Use um leite vegetal de sua preferência. Eu usei leite de soja. (3) Mexa até engrossar, como manda na embalagem. Deixe esfriar um pouco na panela e despeje sobre a massa. Quando esfriar mais, coloque na geladeira para que possa tomar consistência de pudim.

-> Para o recheio de doce de leite*:
500 ml de leite de coco
1/3 de xícara de açúcar cristal ou demerara

Como fazer a última parte do recheio: (1) Enquanto a torta estava esfriando na geladeira, comecei a preparar o doce de leite de coco, *a receita do Presunto Vegetariano. (2) É mais simples prepará-lo na hora porque sua textura é bem líquida quando fica pronto, sendo mais fácil de espalhar sobre a torta. (3) Basta derreter o açúcar numa panela (sem água!) e acrescentar o leite de coco aos poucos na panela. (4) A casquinha de açúcar vai derretendo conforme o cozimento. No total, leva cerca de 30 minutos para ficar pronto. (5) Deixe esfriar por um tempo na panela antes de colocar sobre a torta, que vai estar fria. (6) Retire a torta da geladeira e coloque o doce de leite por cima. Leve à geladeira.

Se estiver com um pouco de pressa, pode colocar a torta no congelador para que o doce de leite tome consistência. Se não, deixe-a na geladeira. É bom fazer com antecedência para garantir que os recheios fiquem na consistência perfeita.

A torta ficou absolutamente deliciosa, fácil de fazer e simples. É ótima para ocasiões especiais ou simplesmente para um almoço de domingo ficar mais especial.

IMG_9864

IMG_9873