A tortilla espanhola é tipo um omeletão gigante com recheio de batata. Claro que tudo a gente dá um jeito de veganizar, né? Vocês já comeram omelete de grão de bico? Se não comeu, tem que provar! Fiz essa versão da tortilla espanhola sem ovos e com um sabor delicioso, espero que gostem!

Antes de eu falar dos ingredientes, quero abordar o grão de bico. Eu uso a farinha do grão de bico pra fazer “omelete” vegano porque acho conveniente (apenas misturar com água e colocar em uma panela), mas também é possível deixá-lo de molho – por 12 horas pelo menos – e batê-lo com água para conseguir a mesma textura.

A tortilla nada mais é do que um omelete com coisas gostosas. Eu vi uma receita recentemente com batata, mas coloquei cebola e também tomate pra dar um “tchan”. Vamo lá!

INGREDIENTES

azeite
1 batata grande
1 cebola
1/2 tomate
250 ml de água
16 colheres de sopa de farinha de grão de bico
16 colheres de sopa de água
sal a gosto

COMO FAZER: (1) Lave a sua batata. Se preferir, descasque-a (eu faço sempre com casca, mesmo para purês) e corte em cubinhos pequenos. (2) corte a cebola também em cubinhos pequenos. Coloque 1 colher de sopa de azeite em uma panela, jogue a cebola e depois a batata. Acrescente o sal, mexa bem e coloque a água (250ml é mais ou menos 1 xícara). (3) Deixe cozinhar por 10 minutos, até a água secar a e batata estar macia. Separe. (4) Em uma vasilha, junte a farinha de grão de bico com a água e misture bem. Coloque a batata cozida com a cebola e o tomate junto a essa massa e misture bem. (5) Para a próxima etapa, é bom usar uma panela que seja bem antiaderente. Aqui em casa, não tem nenhuma boa e grudou um pouquinho, por isso a tortilla tá feinha nas fotos, hahaha. (6) Adicione 1 colher de sopa de azeite à sua panela antiaderente, ou se desejar, 2 colheres de sopa de azeite. Deixe esquentar um pouco e jogue a mistura na panela. Aguarde 5-6 minutos para cozinhar em fogo médio. (7) Coloque um prato sobre a panela e vire a tortilla. Retorne para a panela para cozinhar do outro lado. E está pronto!

DICA: Se quiser enganar um não-vegano ou você gosta do gosto de omelete, dizem que adicionar sal negro à mistura dá um gosto legítimo de omelete à receita. Eu não faço questão, mas vai que a informação é útil a alguém…

A receita é deliciosa para comer em um “brunch” – gosto de juntar o café da manhã com o almoço nos fins de semana – ou para acompanhar o almoço. Não leva muito tempo e fica muito saborosa.

Espero que gostem da dica e que vocês tenham panelas antiaderentes para fazer tortillas espanholas ainda mais arrasadoras que essas, hahaha. Feliz Segunda Sem Carne!