Não é muito comum que eu vá em churrascos, simplesmente porque não tenho muitos amigos que fazem churrasco com frequência. Recentemente um grande amigo meu do ensino médio decidiu juntar o pessoal – tá fazendo 10 anos que a gente tava no terceirão! – e fazer um churrasco. Ele perguntou o que eu podia fazer e se eu me sentia à vontade.

Estar com as pessoas, e mais do que isso, estar bem na companhia de outros, é essencial para que a gente fique feliz. Conviver com família e amigos que te querem bem é importante pra todo mundo! Não é por causa da minha escolha alimentar que eu acho que eu deva me afastar. Decidi então fazer espetinhos de vegetais e levar o suficiente para todos. Gravei um pouco do dia em um vlog e compartilhei no meu canal também!

O churrasco foi muito divertido! É sempre bom reunir com os amigos antigos, colocar a conversa em dia e lembrar dos velhos tempos. Tiramos muitas fotos e foi muito bom estar com eles de novo.

Todo mundo ficou de olho nos meus espetinhos, hehe. Eu não levei azeite – um erro meu! – e usamos o molho do vinagrete para banhá-los antes de ir à churrasqueira. Assim eles não ficam tão ressecados… fez sucesso, viu? Só uma questão: a cebola cozinha mais devagar e o cogumelo mais rápido do que tudo. Então tente colocar vegetais de tempo de cocção parecidos no mesmo espetinho.

Quando veganos estão dividindo alguma refeição com alguém, sempre surgem perguntas e conversas sobre o veganismo, especialmente sobre a ética vegana. Também gostam de perguntar sobre hábitos, costumes, escolhas… e é muito legal por ter essa troca com amigos que convivi há muito tempo quando eu ainda não era vegana.

RECEITAS:

*PASTA DE ALHO 1/2 cabeça de alho (cerca de 7 dentes de alho) 1/3 de xícara de leite vegetal (de castanha de caju é ideal) 2 colheres chá de azeite 5 colheres de chá de leite vegetal sal a gosto como fazer: bate tudo e passa no pão! leve o pão pra churrasqueira até ficar bom 😀

*ESPETINHOS eu usei: abobrinha, berinjela, pimentão, tomate cereja, cebola roxa, salsicha vegetariana, cogumelos portobello (vou colocar aqui embaixo uma receita pra substituir, pq ela ficou muito ressecada). coloque azeite e sal sobre eles antes de ir para a churrasqueira. *Receita de soja para o espetinho (do meu amigo Gabriel Montenegro): Meia xícara de azeite, 1/4 de xícara de shoyu, tempero e sal a gosto (usei um tempero de churrasco que vende em mercado, mix de temperos). Só deixar as bolotas de proteína de soja curtindo nesse molho por 10 minutos depois de hidratar e tirar o excesso de água.

* MAIS IDEIAS PARA CHURRASCO Você pode fazer a maionese vegana que eu ensinei nesse vídeo: https://youtu.be/flAZYj8CY0s e levar uma guacamole com salgadinhos, porque todo mundo ama guacamole (só amassar o abacate com garfo, temperar com cebola, sal, limão e tomate). 😀

E pra acabar esse post, uma foto do terceirão de 2008. Uma parte dele, pelo menos…